×
Namespaces

Variants
Actions

Archived:Animação para jogos em Flash Lite

From Nokia Developer Wiki
Jump to: navigation, search

Archived.pngAquivado: Este artigo foi arquivado, pois o conteúdo não é mais considerado relevante para se criar soluções comerciais atuais. Se você achar que este artigo ainda é importante, inclua o template {{ForArchiveReview|escreva a sua justificativa}}.

Não recomendamos o desenvolvimento em Flash Lite para aparelhos atuais da Nokia. Todos os artigos relacionados a Flash Lite foram arquivados. A plataforma Nokia Asha e os aparelhos recentes S40 não possuem mais o Flash Lite. O uso de Flash Lite em Symbian é limitado. Por exemplo, informações relativas à plataforma Nokia Belle podem ser encontradas neste link (em Inglês). Informações específicas de Flash Lite para aparelhos S40 ANTIGOS e Symbian podem ser encontradas na Flash Lite Developers Library (em Inglês).

Article Metadata

Artigo
Tradução:
Por FINALX
Última alteração feita por hamishwillee em 14 May 2013

Contents

Introdução

Flash é o ambiente ideal de autoria para a criação de conteúdo rico para mídia digital, como jogos e outras aplicações que utilizam gráficos sofisticados. Existem várias formas de interagir com tais recursos digitais, o proeminente delas é animá-las e manipular o mesmo. Animações engloba ítens móveis ao redor da tela enquanto lida com a manipulação para modificar o próprio ativo (como alterar brilho e contraste). Flash permite que seus usuários animem e modifiquem os recursos digitais em sua biblioteca.

Flash permite animação tanto através do projeto e através de construções de programação. O foco deste documento é para alcançá-los por meio de programação em Actionscript 2.


A classe Tween

classe Tween é a classe que é usada para animar objetos no palco de forma dinâmica. As classes associadas estão residentes em

import mx.transitions.Tween;
import mx.transitions.easing.*;

Por isso, é necessário importá-los. Para animar o movieclip no palco, basta escrever

someTween = new mx.transitions.Tween( object, property, function,begin, end, duration, useSeconds )

Este é o construtor da classe Tween, onde - "Objeto = Nome do movieclip Propriedade do MovieClip = mudar (como X-coord ou y-coord) = Função Tipo de Tween (liso, regular, forte, etc). início e final = Os valores da propriedade no início e final da animação duração = o não. de frames / segundo valor useSeconds = Booleano que é usado para controle de animação, quer por tempo ou o quadro.

mcTween:Tween = new Tween( mc, "_x", Strong.easeOut, 20, 100, 5, true );

Esta declaração anima o movieclip mc de x-coord 2-10 em 5 segundos.


Importância em jogos

Como sabemos, animações ou tweens são essenciais para jogos. Quando aplicado com certa lógica, eles ajudam muito na narrativa e melhorar a experiência de jogo. Criação de movimentos simples e as animações são comuns em jogos feitos com Flash e estas são bastante comuns (e não são discutidas aqui). Poucas animações e os seus cenários associados são discutidos aqui.

Flip/inversão Esta é uma animação muito comum empregada nos jogos. O caso de uso mais simples pode ser a moeda-sorteio antes de um jogo. Isto pode ser conseguido por -

new Tween(coinpic_mc, "_xscale", Regular.easeIn, 100, -100, 13, false);
// flip Horizontal

Lembre-se que o ponto de registro do movieclip deve ser o centro do grafico da moeda. Só então o sorteio parecerá impecável. No entanto, para a moeda, é mais adequado para fazer um _yscale do que _xscale.


Introdução Herói Em muitos jogos, a entrada do protagonista do jogo é grande. E uma técnica comum utilizada é aumentar o valor de alpha. Isto dá ao ator / herói maior destaque ou atenção.

new Tween(hero_mc, "_xscale", Regular.easeIn, 100, 200, 12, false);
new Tween(hero_mc, "_yscale", Regular.easeIn, 100, 200, 12, false);
// Ótimo efeito
 
new Tween(hero_mc, "_alpha", Regular.easeIn, 20, 100, 12, false);
// Alpha ou algum efeito que destaque

"Morte" Morte caracteriza a perda de energia e isso pode novamente ser diretamente associado com a propriedade _alpha do personagem. Este efeito tem sido excessivamente utilizado em vídeo games do tipo Nintendo, onde um personagem mortos/derrotado desaparece da tela depois que morre.

death = new Tween(hero_mc, "_alpha", Regular.easeIn, 100, 5, 12, false);
// Observações da morte do personagem

Uma vez que o personagem está morto, é importante que ele seja removido da memória. Por isso, é importante realizar o removeMovieClip() após a conclusão da interpolação acima.

death.onMotionFinished = function() {
// Faz um removeMovieClip ou algo nesse sentido
};


Conclusão

Este artigo descreve algumas situações comuns nos jogos em que a animação pode ser efetivamente usado para transmitir uma história / mensagem. A sua aplicação em Flash Lite também é mostrado no artigo.

This page was last modified on 14 May 2013, at 10:15.
104 page views in the last 30 days.
×