Namespaces

Variants
Actions

Please note that as of October 24, 2014, the Nokia Developer Wiki will no longer be accepting user contributions, including new entries, edits and comments, as we begin transitioning to our new home, in the Windows Phone Development Wiki. We plan to move over the majority of the existing entries over the next few weeks. Thanks for all your past and future contributions.

Archived:Como integrar o S60 SDK Emulator ao NetBeans

From Wiki
Jump to: navigation, search

Archived.pngAquivado: Este artigo foi arquivado, pois o conteúdo não é mais considerado relevante para se criar soluções comerciais atuais. Se você achar que este artigo ainda é importante, inclua o template {{ForArchiveReview|escreva a sua justificativa}}.

This has been superseded by articles for newer SDKs: Developing Nokia Asha apps on Linux with Netbeans

Article Metadata

Compatibilidade
Artigo
Criado por thierryaraujo em 26 Dec 2007
Última alteração feita por hamishwillee em 24 Jul 2013
Para o desenvolvimento de aplicações móveis, que possam ser compatíveis com modelos específicos de celulares, se faz necessário a utilização de SDKs e emuladores disponibilizados pelos fabricantes desses modelos. Com isso, é possível então testar a aplicação e depurar o código, em ambientes que simulam os aparelhos antes da implantação no dispositivo.

Este tutorial irá auxiliar na integração do S60 SDK dos dispositivos da Nokia na IDE NetBeans.


Integrando o SDK

Antes de realizar a integração, é necessário ter instalado o NetBeans com o Mobility Pack - disponível em [1], e o S60 Platform SDKs for Symbian OS, for Java 3rd Edition FP1 da Nokia – disponível em [2].

Após ter instalado tudo, abra o NetBeans e em seguida vá na Opção Tools > Java Platforms. Na janela que aparecer, clique no botão Add Platform..., conforme mostra a imagem a seguir:

Figura 1

Logo em seguida será solicitada a escolha do tipo da plataforma do novo emulador, selecione a opção Java ME MIDP Platform Emulator e clique em Next. A figura abaixo mostra a janela com esta opção:


Figura 2

O wizard então irá mostrar as pastas com os SDKs que ele encontrou instalados na máquina, caso não tenha sido exibido o SDK em questão, clique no botão Find More Java ME Platforms Folders... para especificar o local onde foi instalado o S60 SDK. Selecione a opção com plataforma do S60 SDK e clique Next. A figura a seguir exibe as plataformas localizadas e selecionadas.


Figura 3

A última etapa do passo-a-passo exibe informações sobre o SDK, como: Profiles, Configurations, Optional APIs, etc. Clique em Finish para finalizar a integração do novo SDK.


O resultado final da integração é exibido na janela a seguir com a nova plataforma para J2ME:

Figura 4

Novo Projeto


Agora, para exemplificar o uso do emulador, será criado um projeto HelloWorld, que será executado no emulador da Série 60.

Clique no Menu File > New Project (Ctrl+Shift+N) e na janela que aparecer selecione a opção de projeto MIDP Application na categoria Mobility e clique em Next. Em seguida, informe o nome do novo projeto e a pasta onde ele será salvo, feito isso clique em Next.


Na terceira etapa da criação de um novo projeto, escolha na opção Emulator Platform a plataforma de emulação S60 3rd Edition FP1 SDK for MIDP, e na opção Device especifique o S60Emulator, deixe as outras opções como foram sugeridas e clique em Next. A figura abaixo mostra a janela com a configuração desta etapa:

Figura 5

Na última etapa do wizard marque as opções como mostrado na figura seguinte e clique em Finish para finalizar:


Figura 6

Agora, modifique o Midlet da forma que lhe for conveniente e clique na opção Run > Run Main Project (F6) para executar o projeto no emulador S60. Com isso uma nova janela é aberta com o emulador executando o projeto criado, como mostra a figura abaixo.


Figura 7

O procedimento de integração é igual para outros SDKs e emuladores, como por exemplo, o da Série 40 da Nokia ou de outro fabricante.


Autor

thierryaraujo 19:50, 26 December 2007

This page was last modified on 24 July 2013, at 00:53.
209 page views in the last 30 days.

Was this page helpful?

Your feedback about this content is important. Let us know what you think.

 

Thank you!

We appreciate your feedback.

×