×
Namespaces

Variants
Actions

Archived:Iniciando o desenvolvimento de aplicações c++ para S60

From Nokia Developer Wiki
Jump to: navigation, search

Archived.pngAquivado: Este artigo foi arquivado, pois o conteúdo não é mais considerado relevante para se criar soluções comerciais atuais. Se você achar que este artigo ainda é importante, inclua o template {{ForArchiveReview|escreva a sua justificativa}}.

Outdated

Article Metadata

Compatibilidade
Plataforma(s):
Symbian

Artigo
Criado por cabezonxdg em 12 May 2007
Última alteração feita por hamishwillee em 06 Sep 2012
  • Colaboradores, ao lançamento de novas versões de kits de desenvolvimento ou IDEs da Nokia, atualizar está página.


Contents

Introdução

O artigo descreve os procedimentos necessários para a instalação do kit de desenvolvimento (SDK) para a plataforma S60 e da interface de desenvolvimento para aplicações em C++ Carbide.C++.

Instalando as ferramentas necessárias

Kit de desenvolvimento (SDK)

O kit de desenvolvimento fornecido pela Nokia contêm um conjunto de bibliotecas e componentes necessários para o desenvolvimento de aplicações para S60, além disso estão presentes no kit ferramentas necessárias para compilação das aplicações, manual de referência da API C++ para Symbian OS e S60, emulador, exemplos de código, entre outros.

Antes de instalar o kit de desenvolvimento é necessário definir em quais dispositivos sua aplicação irá rodar pois a Nokia disponibiliza em seu site kits de desenvolvimento para diferentes versões de suas plataformas. No site de especificações dos aparelhos Nokia é possível descobrir qual versão da plataforma S60/40 roda no aparelho.

  • Se o documento diz "Developer Platform: S60 3rd Edition", então a SDK para esse dispositivo é a S60 3rd SDK MR (uma versão melhorada da S60 3rd SDK).
  • Se o documento diz "Developer Platform: S60 3rd Edition, Feature Pack 1" então a SDK para esse dispositivo será S60 3rd SDK FP1.
  • Se você possui dois dispositivos, um baseado em "S60 3rd Edition", enquanto o outro "S60 3rd Edition, Feature Pack 1" o SDK recomendado é o "S60 3rd SDK MR", aplicações feita com ele irão funcionar em ambos os dispositivos [backward compatibility (compatibilidade para atrás)].
  • Se você possuir um dispositivo baseado no "S60 2nd Edition, Feature Pack X" e outro baseado no "S60 3rd Edition, Feature Pack X" você não poderá utilizar uma SDK para ambos os dispositivos devido a quebra de compatibilidade com o "source" e o binário.
Mais detalhes sobre a plataforma S60, as versões existentes e as diferenças entre elas podem ser achadas em [1]

Pré-requisitos

Download

O download do kit de desenvolvimento está disponível no site oficial do Nokia Developer.

Carbide.c++

Carbide.c++ é uma IDE para a criação de aplicações em C/C++ para dispositivos baseados no Symbian OS. Carbide.c++ é baseado no Eclipse e nas ferramentas de desenvolvimento C/C++ do projeto Eclipse CDT.

Download

A ferramenta é distribuída livre de custos em seu site oficial.

FAQ

Um FAQ com as perguntas mais freqüentes sobre o Carbide.c++ está disponível nesta Wiki.

Artigos em destaque

HelloWorld no SymbianC++ - Exemplo do famoso "Hello World" em c++ para Symbian.
Arquitetura do Framework Symbian - Explica os conceitos fundamentais para se entender o Framework de aplicações gráficas do Symbian.

Links importantes

Site com as ferramentas fornecidas pela Nokia
Forum de discurssões Nokia

Exemplos de código

Exemplos de código Symbian C++

This page was last modified on 6 September 2012, at 08:37.
319 page views in the last 30 days.