×
Namespaces

Variants
Actions

Archived:Python (Português)

From Nokia Developer Wiki
Jump to: navigation, search

Archived.pngAquivado: Este artigo foi arquivado, pois o conteúdo não é mais considerado relevante para se criar soluções comerciais atuais. Se você achar que este artigo ainda é importante, inclua o template {{ForArchiveReview|escreva a sua justificativa}}.

All PySymbian articles have been archived. PySymbian is no longer maintained by Nokia and is not guaranteed to work on more recent Symbian devices. It is not possible to submit apps to Nokia Store.

Article Metadata

Artigo
Criado por diogok em 23 Nov 2007
Última alteração feita por hamishwillee em 07 May 2013

Python é uma linguagem de programação usado tanto em computadores como em dispositivos moveis que foi criada por Guido van Rossum e lançada em 1991. Programas escritos em python tem uma estrutura parecida com script.

A linguagem foi projetada com a filosofia de enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional. Prioriza a legibilidade do código. Combina uma sintaxe concisa e clara com os recursos poderosos de sua biblioteca padrão e por módulos e frameworks desenvolvidos por terceiros.

Em Python, blocos de código são delimitados por espaços formando uma indentação visual, não existem símbolos de "abre" e "fecha", mas requer uma tabulação padronizada de espaços. Em outras linguagens como C/C++ ou JavaScript, a indentação não é necessária devido aos delimitadores de blocos, utiliza-se somente para melhor visualização, enquanto em Python, a indentação é obrigatória.

Python para S60 é um porte da versão original da linguagem para aparelhos moveis(como celular). Com ele é possível controlar funcionalidades como camera, mensagens, Bluetooth, etc. Python para S60 é uma suite formada por um editor para PC e o interpretador para o celular (ou outro dispositivo S60).

O editor para PC é similar a um editor de texto classico, mesmo usando orientação a objetos. Ele vem em versões para linha de comando e em ambiente grafico. É recomendavel que iniciantes usem a versão gráfica já que ela é mais facil de aprender. A versão de linha de comando é um pouco mais abstrata, bem como todas as ações feitas a partir do teclado.

É interessante que quase qualquer editor de texte pode ser usado para criar scripts Python. Por exemplo, um programador pode escrever o script com Notepad (Windows), ou kedit (Linux) e salva-lo como .py e se escrito corretamente ele pode ser interpretado. A vantagem de um editor especializado é a habilidade de grifar palavras chave e rapidamente checar por erros de sintaxe.

Já a outra parte da suite é o interpretador para o dispositivos moveis. Ele le o script chamado pelo usuario e interpreta. Ele lê e executa um código diretamente do código fonte python.

A syntaxe da linguagem lembra C/C++. Os mesmo tipos principais (integer, long, boolean, float, string) podem ser usados, porem não é necessário se preocupar com a alocação de memória. É bem mais facil de aprender já que as variaveis de memória se redimensionam de acordo com o tamanho do dado que se quer armazenar, não sendo necessário um cast como em muitas outras linguagem de programação.

Um pequeno exemplo de Python pode ser o famoso hello world:

 print "Hello World!"


Mais informações podem ser encontradas na Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Python

Veja também:
Exemplos de Python para iniciantes

Traduzido e complementado de Python

This page was last modified on 7 May 2013, at 14:38.
49 page views in the last 30 days.

Was this page helpful?

Your feedback about this content is important. Let us know what you think.

 

Thank you!

We appreciate your feedback.

×