Namespaces

Variants
Actions

Please note that as of October 24, 2014, the Nokia Developer Wiki will no longer be accepting user contributions, including new entries, edits and comments, as we begin transitioning to our new home, in the Windows Phone Development Wiki. We plan to move over the majority of the existing entries over the next few weeks. Thanks for all your past and future contributions.

Como configurar o Java ODD para WLAN com as IDEs: Eclipse e NetBeans

From Wiki
Jump to: navigation, search
Article Metadata

Compatibilidade
Plataforma(s):
Symbian

Artigo
Tradução:
Por maiconherverton
Última alteração feita por hamishwillee em 14 Aug 2013

Contents

Resumo

O recurso de depuração de dispositivos (ODD) pode ser usado para depuração de um MIDlet rodando em um telefone usando um portador (neste caso, WLAN) para envio e recebimento de informações entre o PC e o telefone. Esse recurso foi testado com as IDEs NetBeans 6.5 e Eclipse 3.4, versões NetBeans 6.x e Eclipse 3.x devem funcionar muito bem.

Ao utilizar ODD, é possível controlar o fluxo da aplicação, inserindo pontos de parada, seguem os valores das variáveis no modo de depuração da IDE, etc, é altamente recomendável para uso público (não fixos) de rede LAN sem fios, há vários problemas no caso de de redes seguras. A maneira simples é usar um roteador sem fios e fazer a conexão entre o PC e o telefone.

Nota: Este artigo explica como ODD é feito usando o S60 5ª Edição SDK 1.0 e a ferramenta EcmtAgent incluído nele. A ferramenta EcmtAgent foi atualizada neste SDK e sua usabilidade foi melhorada.

Como configurar o Java ODD para WLAN com IDEs Eclipse e NetBeans:

  1. Instale "EcmtAgent.sis" no dispositivo
  2. Conecte o dispositivo a uma rede WLAN
  3. Inicie a aplicação do dispositivo EcmtAgent
  4. Editar endereço IP do sistema e número de porta
  5. Verifique o endereço IP do dispositivo
  6. Conecte o PC à mesma rede sem fios, que foi utilizada com o dispositivo
  7. Abra a IDE Eclipse ou NetBeans IDE no PC
  8. Configure a depuração da IDE
  9. Inicie o MIDlet no dispositivo
  10. Inicie a depuração da IDE

Passo-a-passo

Instale "EcmtAgent.sis" no dispositivo

Este sis pode ser encontrado no seguinte caminho de instalação do SDK SDK instalado <sua pasta>\S60tools\CEMT. Por padrão, o caminho é "C:\S60\Devices\S60_5th_Edition_SDK_v1.0\S60tools\CEMT".

Passo 2: Conecte o dispositivo a uma rede WLAN

No Nokia 5800 XpressMusic, selecione "Menu" -> "Configurações" -> "Conectividade" -> "LAN sem fios" -> "Abrir". Quando a rede WLAN adequada é apresentada na lista, selecione ela e selecione "Connect".

Passo 3: Inicie a aplicação do dispositivo EcmtAgent

O aplicativo instalado pode ser encontrado no dispositivo em "Menu" -> "Aplicativos". Certifique-se que a aplicação EcmtAgent está rodando WLAN. Se não estiver, selecione "Configurações" no menu Opções. Alterar o Portador de WLAN. Volte para a tela principal. O dispositivo pode pedir para escolher a rede WLAN a ser utilizada, mesmo que várias delas estejam disponíveis. Se uma mensagem de erro do mecanismo de "-18", é mostrado na tela EcmtAgent, isso significa que há problemas com a conexão WLAN.

Passo 4: Editar endereço IP do sistema e número de porta

Uma vez que o aplicativo é iniciado e está ouvindo a rede WLAN correta, selecione "WLAN Java ODD" no menu de opções, como mostrado:

EcmtAgent2.jpg

A aplicação muda para uma nova visão onde o usuário pode digitar o endereço IP do Sistema e o número da porta. O sistema de endereços IP é o endereço IP do computador, ao qual o dispositivo deve se conectar. Ela pode ser encontrada, por exemplo, no Windows abrir prompt de comando e digitar "ipconfig". O endereço IP correto é comumente apresentado sob o título "Ethernet adapter Wireless Network Connection".

Edite o sistema de configuração da caixa de endereço IP e digite o endereço IP do PC onde a IDE está funcionando. Depois desta edição a configuração da porta home e entrar em qualquer porta livre disponível no PC. As partos utilizadas podem ser listadas pelo Windows abra o prompt de comandos e digite "netstat-a". Este comando lista todas as conexões ativas. Números de portas usadas são mostradas na coluna endereço local separadas por dois pontos.

IP port.jpg

Passo 5: Verifique o endereço IP do dispositivo

Para obter o endereço IP do dispositivo, selecione "Opções" -> "endereço IP". Isso dará a você o endereço IP do dispositivo. Anote esse endereço IP. Note que o dispositivo deve estar ligado à WLAN antes do passo 5 ser executado.

IP address.png

Você pode sair da aplicação EcmtAgent agora (mas pode ser deixado rodando como plano de fundo).

Passo 6: Conecte o computador a mesma rede WLAN, que foi utilizada com o dispositivo

Os detalhes desta etapa variam dependendo da configuração do PC WLAN.

Passo 7: Abra a IDE Eclipse ou NetBeans no PC

Abra o projeto que deve ser depurado no dispositivo de destino. Instale o JAD e JAR do projeto sobre o dispositivo. No caso do Eclipse IDE, use o instalador de exemplo para aplicações do PC Suite para isso. No NetBeans IDE, use o recurso de implantação para a instalação.

Passo 8: Configurar as definições de depuração da IDE

No Eclipse, abra a caixa de diálogo de depuração do projecto: o botão direito do mouse no projeto no Package Explorer, selecione "Debug Como" -> "Open Debug Dialog ...". Criar uma nova instância de "Remote Java Application", como mostrado:

Eclipse debug2.png

Uma vez que uma a nova instância é criada, forneça o endereço IP do dispositivo de destino na "Propriedades de Conexão" - Host>. Este endereço IP deve ser o mesmo que foi digitado no Passo 5. Forneça também o número da porta, como mostrado na imagem abaixo. Este número de porta deve ser o mesmo que foi dado no Passo 4.

Passo 9: Inicie a MIDlet no dispositivo

Execute a aplicação MIDlet primeiro no dispositivo. O dispositivo apresenta uma caixa de diálogo dizendo que ele está usando argumentos pela VM. Em seguida, ele verifica a conexão WLAN do dispositivo. Selecione uma conexão WLAN PC comum onde está acessível.

Nota: Quando EcmtAgent tem sido usado para obter o endereço IP do dispositivo, que também modifica os argumentos VM. Quando os argumentos foram alterados, o lançamento de MIDlets normalmente não funcionam. Para repor os argumentos VM, selecione no EcmtAgent: "Opções" -> "WLAN Java ODD" -> "Desabilitar depuração" e feche o EcmtAgent.

Passo 10: Iniciar a depuração do IDE

Assim que a ligação for bem sucedida, clique no "botão de depuração" no Eclipse caixa de diálogo de depuração da IDE. Uma vez que o computador estabelece uma conexão em WLAN, muda sua opção, para modo de depuração. Agora, o usuário será capaz de depurar o aplicativo na IDE.

Nota: O tempo limite do depurador deve ser grande o suficiente. No Eclipse, IDE pode ser ajustado em "Window" -> "Preferências" -> "Java" -> "Debug". O valor padrão geralmente é 3000 ms. Ele pode ser aumentada para, digamos 2000000 ms, só para ter certeza, que o limite não é um problema.

No caso do NetBeans IDE os dados são adicionados a depuração no menu Debug: "Debug" -> "depurador anexar ...", conforme mostrado abaixo:

NB debug2.png

Nota: O tempo limite deve ser grande o suficiente. Aqui 2000000 ms é usado, ele deve ser mais do que suficiente. Note também que, no caso do NetBeans o MIDlet deve ser iniciado antes dessa etapa. Agora, quando o "OK" é pressionado, inicia o processo de depuração e os MIDlet são lançados ao dispositivo.

Veja também

This page was last modified on 14 August 2013, at 06:56.
260 page views in the last 30 days.

Was this page helpful?

Your feedback about this content is important. Let us know what you think.

 

Thank you!

We appreciate your feedback.

×