Namespaces

Variants
Actions

Please note that as of October 24, 2014, the Nokia Developer Wiki will no longer be accepting user contributions, including new entries, edits and comments, as we begin transitioning to our new home, in the Windows Phone Development Wiki. We plan to move over the majority of the existing entries over the next few weeks. Thanks for all your past and future contributions.

Como fazer o aparelho vibrar

From Wiki
Jump to: navigation, search
Article Metadata

Artigo
Criado por lpvalente em Lpvalente
Última alteração feita por hamishwillee em 09 Dec 2011

Para fazer o aparelho vibrar, é necessário utilizar a API de controle de vibração ("Vibra Client API"). O exemplo demonstrado aqui é válido em S60 3ª Edição.

Arquivos necessários

Primeiramente, é necessário utilizar o seguinte arquivo de inclusão:

#include <hwrmvibra.h>

A biblioteca de ligação requerida por essa API é:

HWRMVibraClient.lib

Usando a API

A seguir, é preciso utilizar um objeto da classe CHWRMVibra. Para criar uma instância dessa classe, deve-se proceder:

// iVibra é variável CHWRMVibra
iVibra = CHWRMVibra::NewL ();

Depois que esse objeto foi criado corretamente, é possível fazer o aparelho vibrar com este método:

iVibra->StartVibraL (duração da vibração, intensidade da vibração);

Esse método retorna imediatamente, ou seja, não bloqueia até que o tempo de duração tenha passado. A duração da vibração é especificada em milissegundos. Caso o valor seja zero, o dispositivo irá vibrar indefinidamente. A intensidade reflete uma porcentagem de uso do motor de vibração de aparelho. Pode variar entre -100 e 100, sendo que valores negativos indicam que o motor irá vibrar no sentido contrário ao que seria normalmente. O aparelho cessará a vibração depois que acabar a duração especificada (a não ser que seja zero).

Uma nova chamada a esse método cancela vibrações anteriores que ainda possam estar em curso. Para interromper uma vibração, pode ser usado o método StopVibraL().

Possíveis problemas

Para que o dispositivo possa vibrar, o perfil do usuário usado no aparelho deve permitir que o telefone vibre. Essa configuração pode ser consultada pela aplicação através do método VibraSettings(). O telefone também não vibra caso esteja conectado ao Nokia PC Suite.

Entre outras possíveis causas, a aplicação pode não conseguir fazer o aparelho vibrar porque uma outra aplicação, de maior prioridade, reservou o serviço de vibração. Essas permissões podem ser consultadas através do método VibraStatus().

As funções para reservar e liberar a vibração para a aplicação são ReserveVibraL() e ReleaseVibra().

This page was last modified on 9 December 2011, at 04:36.
188 page views in the last 30 days.

Was this page helpful?

Your feedback about this content is important. Let us know what you think.

 

Thank you!

We appreciate your feedback.

×