×
Namespaces

Variants
Actions

Como utilizar diferentes tipos de teclado em Java ME

From Nokia Developer Wiki
Jump to: navigation, search
Article Metadata

Compatibilidade
Artigo
Tradução:
Por valderind4
Última alteração feita por lpvalente em 07 Sep 2013

Contents

Introdução

A maioria dos aparelhos celulares têm o teclado do tipo ITU-T. O teclado ITU-T é o tradicional em dispositivos móveis com 12 teclas básicas, que são teclas de números de 0-9, a tecla “*” e a tecla “#”. ITU-T é um padrão da união internacional de telecomunicações. Enquanto que, alguns dos mais recentes dispositivos S60 terceira edição FP2 e quinta edição têm diferentes tipos de teclados, por exemplo, teclado mini-QWERTY ou meio-QWERTY (também conhecido como QWERTY compacto). Este artigo explica como usar efetivamente estes diferentes teclados com diferentes layouts de teclado.

Tipos de teclado

Atualmente (Junho de 2009) existem vários tipos de teclados ou layouts de teclados em uso nos dispositivos S60:

  • Teclado ITU-T (por exemplo, Nokia 6220 classic)
  • Teclado half-QWERTY (por exemplo, Nokia E55)
  • Teclado mini-QWERTY (por exemplo, Nokia N97)

Abaixo estão algumas imagens mostrando esses tipos de layouts nos dispositivos Nokia.


ITU-T keypad in Nokia 6220 classic, half-QWERTY keyboard in Nokia E55 and mini-QWERTY keyboard in Nokia N97

Figura 1: Teclado ITU-T no Nokia 6220 classic, teclado half-QWERTY no Nokia E55 e teclado mini-QWERTY no Nokia N97.

Edição com o teclado half-QWERTY

Deve ser observado que não é possível capturar códigos de teclas para todos os caracteres no teclado half-QWERTY. Por exemplo, se a tecla com "G", "H" e "5" é pressionada, você pegará o código 103 (scan code 71), que representa o caractere "g". Não é possível capturar o código de teclas para "h" ou "H" pelo uso do método Canvas.keyPressed().

Sobre os scancodes

Uma propriedade do sistema "com.nokia.key.scancode" retorna o scancode da últimas teclas pressionadas. O scancode pode ser estar para o código de uma certa tecla (não uma tecla para um certo caractere). Por exemplo, no teclado QWERTY pressionando-se "Q" temos 113 como código de tecla e 81 como scancode. Assim em países que falam francês o layout de teclado AZERTY é comumente usado. Nestes teclados pressionando-se "Q" daria algum keycode, mas o scancode seria diferente. Exemplo prático do uso de scancodes poderia ser jogos, em que teclas em localizações pré-definidas são necessárias. Desta forma os teclados QWERTY compactos estão mais próximos aos teclados ITU-T do que aos teclados com caracteres completos. Se desenvolvedores Java querem implementar, por exemplo, inserir texto em eventos de teclado de baixo nível, então a aplicação necessita fazer a própria inserção de texto de um modo mudo similar como é feito nos dispositivos de teclado ITU-T.

Propriedades extras do sistema

Existem várias propriedades adicionais do sistema que são necessárias para o efetivo uso de diferentes teclados. Note que estas propriedades do sistema estão atualmente disponíveis nos dispositivos S60, não em dispositivos Series 40.

Propriedade do sistema Próposito Valores
com.nokia.keyboard.type Tipo utilizado atualmente Um dos seguintes valores: None, PhoneKeypad, HalfKeyboard, FullKeyboard, LimitedKeyboard4x10, LimitedKeyboard3x11, Custom, Unknown
com.nokia.key.modifier Teclas modificadoras de evento(SHIFT/FN/CTRL, etc.) usado nas últimas teclas pressionadas Um número (um ou mais dígitos), Veja separação na Tabela 2.
com.nokia.key.scancode Indica o scancode das últimas teclas pressionadas Um número (um ou mais dígitos)

Tabela 1: Classes MIDlet minicontroladores

Tecla modificadora Exemplos de identificadores nativos Valor Valor decimal
(identificadores para S60 apenas)
Shift esquerdo EModifierShift 0x00000400 1280
Shift direito EModifierShift 0x00000400 1536
ctrl
This page was last modified on 7 September 2013, at 17:41.
84 page views in the last 30 days.

Was this page helpful?

Your feedback about this content is important. Let us know what you think.

 

Thank you!

We appreciate your feedback.

×