×
Namespaces

Variants
Actions

DBUS (Português)

From Nokia Developer Wiki
Jump to: navigation, search
Article Metadata

Artigo
Criado por leandrodds em 05 Apr 2008
Última alteração feita por lpvalente em 01 Feb 2012

Original: Chapter 01 - D-Bus, The Message Bus System

Introdução ao D-BUS

O D-BUS (o D originalmente vem de "Desktop") é um mecanismo de comunicação entre processos, Inter Process Communication (IPC), relativamente novo, projetado para ser usado como uma camada middleware unificada em ambientes desktop livres.

Alguns exemplos de projetos onde o D-Bus é usado são GNOME e Hildon. Comparado a outras camadas middleware para IPC, D-Bus não tem muitas das mais refinadas (e complicadas) funcionalidades e por esta razão, é mais rápido e simples.

O D-Bus não compete diretamente com mecanismos IPC de baixo nível como sockets, memŕia compartilhada ou filas de mensagens. Cada um desses mecanismos têm seus usos, o que normalmente não coincidem com os do D-Bus. Ao invés disso, D-Bus objetiva prover funcionalidades de mais alto nível, como:

  • Espaços de nomes estruturado
  • Formatação de dados independente de arquitetura
  • Suporte aos elementos de dados mais comuns em mensagens
  • Uma interface de chamada remota genérica com suporte para exceções (erros)
  • Uma interface de sinalização genérica para disponibilizar comunicação do tipo difusão (broadcast)
  • Separação clara de escopos por usuário e de sistema, o que é importante ao lidar com sistemas multi-usuários
  • Não é limitado a nenhuma linguagem de programação específica (por prover um projeto que é rapidamente mapeado para a maioria das linguagens de programação de alto nível, através de ligações específicas de linguagens)

O projeto do D-Bus se beneficia da longa experiência usando outras soluções de IPC na área de desktop e isto permitiu uma otimização do projeto. Além disso, ainda não sofre de "crescimento de funcionalidade" (ter mais funcionalidades apenas para satisfazer nichos de casos de uso).

A maior área de problema que o D-Bus objetiva resolver é facilitar IPC fácil entre aplicações de software desktop relacionadas (geralmente gráficas).

O D-Bus tem um papel muito importante no maemo, visto que é o mecanismo de IPC a ser usado para utilizar os serviços disponibilizados na plataforma (e dispositivos). Prover serviços sobre D-Bus é também a maneira mais fácil de garantir reúso de componentes de outras aplicações.

This page was last modified on 1 February 2012, at 02:20.
60 page views in the last 30 days.

Was this page helpful?

Your feedback about this content is important. Let us know what you think.

 

Thank you!

We appreciate your feedback.

×