×
Namespaces

Variants
Actions

Diferenças Symbian C++ e C/C++

From Nokia Developer Wiki
Jump to: navigation, search
Article Metadata

Artigo
Criado por cabezonxdg em Cabezonxdg
Última alteração feita por hamishwillee em 09 Dec 2011

O Symbian OS oferece suporte a diversas linguagens de programação como Symbian C++, Java, Python, Flash entre outras, porém Symbian C++ sem dúvidas é a que possui mais vantagens. Apesar de ser mais complicada e requerir mais tempo para desenvolver uma aplicação, Symbian C++ oferece suporte para acessar diretamente praticamente todos os recursos do celular, como câmera, bluetooth, infra-vermelho, entre outros. Além de possibilitar o acesso a outras aplicações através de views.

Symbian C++

O Symbian C++ foi baseado nos padrões C/C++, porém foram feitas algumas mudanças para otimizar o código para um dispostivo com recursos limitados como o SmartPhone. O sistema de exceções padrão C++ foi trocado pelos abandonos (Leaves), uso de convenção de nomes, mudança nos tipos básicos das variáveis, manipulação de arquivos entre outros.

Abandonos, Pilha de limpeza, Traps

Abandonos - Leaves são utilizados ao invés do sistema tradicional de exceções do C++, a principal razão disso é pelo fato dos abandonos serem bem mais leves, necessitarem de menos linhas de códigos e também por não serem suportados pelo compilador GNU na época em que Symbian OS foi desenvolvido. Também foi desenvolvido uma Pilha de limpeza - Cleanup Stack para gerênciar os ponteiros locais, evitando-os deixar orfãos e vazar memória.

Tipos básicos

Symbian OS implementa Tipos básicos de variáveis diferentes dos padrões C++, esses novos tipos devem ser utilizados ao invés dos tipos básicos de C++.

TInt ao invés de int.

TReal ao invés de float.

etc.

This page was last modified on 9 December 2011, at 07:21.
140 page views in the last 30 days.