×
Namespaces

Variants
Actions

Guia de escrita para artigos

From Nokia Developer Wiki
Jump to: navigation, search
Article Metadata

Artigo
Criado por lpvalente em 14 Nov 2007
Última alteração feita por lpvalente em 07 Jul 2013

Contents

Introdução

Esta página tem como objetivo servir como um guia de escrita para artigos em Português. Um guia é importante para ajudar a uniformizar o conteúdo do Wiki, de modo que seja possível usá-la e atualizá-la de maneira mais eficiente.

As recomendações desta página não são verdades universais. Caso não concorde com alguma recomendação, ou tenha alguma sugestão interessante, por favor utilize a aba "comment" para colocar algum comentário.

Recomendações gerais

  • Artigos que representem traduções de conteúdos em outros idiomas e que, por ventura, não possam ter seu título traduzido para português devem conter o sufixo (Português) ao final do seu título. Por exemplo, um artigo com nome Ovi, sem tradução, pode ser escrito como Ovi (Português)
  • Todos os nomes de categorias criados devem ser providos em inglês. O mesmo vale para as sub-categorias utilizadas.
  • Todos os artigos precisam conter a categoria Lang-Portuguese no final, para que sejam parte da Wiki em Português e não da em Inglês.
  • Uma lista das categorias existentes pode ser obtida aqui. Vale a pena conferir se o que deseja já não existe ou se existe uma sugestão similar.
  • Artigos traduzidos devem conter uma referência para o artigo original através de um link permanente que pode ser obtido na barra lateral, seção Ferramentas.
  • Termos em Inglês: tem coisas que não tem como traduzir (DRM, Maemo, Carbide), devendo ser usados os nomes em Inglês mesmo, mas com a tag "Português" anexada. Por exemplo, se você quer falar sobre Carbide.c++, crie a página com o nome "Carbide.c++ (Português)", de outra maneira você vai acabar editando a página em Inglês e aí irá misturar as línguas. Outro exemplo é Maemo (Português). É igual à Wikipedia de verdade: quando se referem a um livro, o uso é "Atlas Shrugged" por exemplo, mas quando é sobre o filme, é "Atlas Shrugger (film)" e assim por diante.
  • A menos que seu artigo seja em Inglês, não o classifique nas categorias gerais: Java, How to, etc. pois ele não aparecerá na listagem de Português, e confundirá os leitores da Wiki em Inglês. Procure uma categoria em Português no qual ele se encaixa, e classifique-o nela, além é claro de Lang-Portuguese.
  • Antes de criar um tópico, é uma boa idéia verificar se já existe um similar ou igual. Caso exista, então é mais adequado atualizar o antigo, se for o caso.

Formatação

Esta seção apresenta algumas dicas para formatação dos artigos.

Termos estrangeiros

Em relação a termos estrangeiros, se existir uma versão em Português, usar essa versão. Caso não exista (ex: termos "clássicos") usar a versão original, em itálico. Usar o itálico sempre que tiver que usar uma palavra estrangeira. Na Wiki isso pode ser feito usando-se ' ' (sem espaço) antes e depois do termo: Exemplo: ''thread'' (resulta em thread). Exemplos de termos "clássicos":

software, hardware, thread, string, array, byte, pixel

Nomes próprios estrangeiros

Para nomes próprios, pode-se usar sem a formatação indicada. Exemplo:

O Nokia Developer possui muitos usuários.
A OpenGL API pode ser usada para se desenhar gráficos em 3D.
O Carbide.c++ é uma ferramenta para desenvolvimento em Symbian OS.

Se for o caso de querer introduzir uma tradução incomum, pode-se indicar usando o original:

"A classe TFixedArray é uma classe parametrizada (template) que pode ser utilizada para ... ".

Código

Para referências a termos de código (variáveis, nomes de função, nomes de classes, etc) que estejam no meio do texto, usar a tag <tt></tt> para destacar esse texto. Exemplos:

A classe <tt>TFixedArray</tt> é uma classe parametrizada (''template'')
que pode ser utilizada para se criar ''arrays'' de tamanhos fixos.

Resultado: A classe TFixedArray é uma classe parametrizada (template) que pode ser utilizada para se criar arrays de tamanhos fixos.

No exemplo de código, a variável <tt>xpto</tt> da classe <tt>ABC</tt> é
usada para se guardar ...

Resultado: No exemplo de código, a variável xpto da classe ABC é usada para se guardar ...

Linguagem

Evitar termos inadequados e anglicismos principalmente. Um anglicismo é "aportuguesar" um termo em Inglês. Exemplo:

A biblioteca XYZ não suporta a função ABC.

O "suportar" como tradução do Inglês "to support" não existe em Português. Nesse exemplo, o melhor seria:

A biblioteca XYZ não possui/não oferece a função ABC.

Outras recomendações

  • Não copiar texto de outros lugares (sites, livros, etc) sem ter autorização para tal. É claro que pode-se falar de um determinado assunto utilizando-se a própria interpretação.
  • Para o caso de utilizar trabalhos de terceiros, citar as fontes.
  • Toda contribuição feita na Wiki pode ser editada por qualquer usuário, a qualquer momento.
This page was last modified on 7 July 2013, at 15:36.
104 page views in the last 30 days.
×