×
Namespaces

Variants
Actions

Instalar o SDK do Windows Phone 8 numa Máquina Virtual e ter o Emulador funcional

From Nokia Developer Wiki
Jump to: navigation, search
Featured Article
06 Jan
2013

Este artigo explica como instalar o Windows 8 numa máquina virtual VMWare e como instalar o SDK do Windows Phone 8 nesta mesta máquina. Explica também como activar o Hyper-V e o emulador do Windows Phone 8.

Note.pngNote: Este artigo foi vencedor da Windows Phone 8 Wiki Competition 2012Q4.

WP Metro Icon Tools.png
WP Metro Icon WP8.png
Article Metadata

Compatibilidade
Plataforma(s): Windows Phone 8 and later
Windows Phone 8

Artigo
Tradução:
Por PedroQ
Última alteração feita por hamishwillee em 22 Jul 2013

Contents

Introdução

Um dos pré-requesitos para utilizar o SDK do Windows Phone 8 é uma máquina com capacidade para correr o Hyper-V e com pelo menos o Windows 8 Pro 64bit instalado. Caso o teu computador possua o hardware necessário, é possível instalar o SDK num ambiente virtual a executar o Windows 8 e mesmo assim utilizar o Emulador. Este guia demonstra como fazer isto, recorrendo ao VMWare Workstation Trial e Windows 8 Enterprise Developer Evaluation.

Caso possuas um equipamento desbloqueado para desenvolvimento não terás de utilizar o Emulador, podes instalar o SDK e utilizar o equipamento para testes. Neste caso basta utilizar a versão básica do Windows 8 (em vez de Pro/Enterprise) e podes saltar as instruções que requerem a edição manual do ficheiro .VMX e a instalação do Hyper-V.

Este guia utiliza versões de avaliação do VMWare Workstation e Windows 8 Enterprise. Podes no entanto utilizar versões de 64bit devidamente licenciadas do VMWare Workstation e Windows 8 Pro (ou Windows 8 Enterprise). Se não necessitas de utilizar o Emulador, podes utilizar a versão base do Window 8.


O que vais necessitar

  • Sistema operativo anfitrião de 64bit (Este artigo utilizou o Windows 7 64bit)
  • Pelo menos 8GB de RAM na máquina anfitriã, para que possas atribuir 4GB à Máquina Virtual.
  • 30-40GB de espaço livre em disco. No fim deste artigo terás uma Máquina Virtual com cerca de 15GB. Deve reservar-se algum espaço para possibilitar o seu aumento.


Vais também necessitar do seguinte software:


Verificação Inicial – O meu computador é capaz de executar o Windows 8 e o Hyper-V?

O primeiro passo é verificar se o teu computador é capaz de executar o Hyper-V ou não. Caso seja então podes instalar o VMWare Workstation e activar o Hyper-V na máquina virtual.

Assumindo que já descarregaste a ferramenta Coreinfo, os próximos passos são:

  • Abrir uma linha de comandos, clicando em Iniciar -> escrever CMD, clicar com o botão direito em "Linha de Comandos" e Executar como Administrador
  • Navegar até à pasta onde se encontra a ferramenta e escrever: coreinfo.exe –v

Exemplo:

C:\Tools>Coreinfo.exe -v
 
Coreinfo v3.1 - Dump information on system CPU and memory topology
Copyright (C) 2008-2012 Mark Russinovich
Sysinternals - www.sysinternals.com
 
Intel(R) Core(TM) i7-2620M CPU @ 2.70GHz
Intel64 Family 6 Model 42 Stepping 7, GenuineIntel
HYPERVISOR - Hypervisor is present
VMX * Supports Intel hardware-assisted virtualization
EPT * Supports Intel extended page tables (SLAT)

Caso tenhas um CPU com capacidades SLAT (representado por um asterisco), podes continuar a seguir este guia. Caso contrário deves considerar actualizar o teu hardware.

Instalar o VMWare Workstation 9

Apóes descarregares o VMWare Workstaion 9, instala-o na tua máquina. Basta seguir as instruções do assistente.

Picture1.jpg

Um dos passos da instalação requer a chave para activar a licença de experimentação. Certifica-te de que tens esta chave antes de continuar:

Picture2.jpg

Finalmente estás pronto a criar a tua primeira Máquina Virtual.

Criar a Máquina Virtual

O primeiro passo é seleccionar neste ecrã a opção para criar a nova Máquina Virtual

Picture3.jpg

No próximo ecrã certifica-te que seleccionas a opção Custom (Advanced). Esta é a melhor forma de criar a tua MV, uma vez que terás controlo absoluto sobre todas as definições.

Picture4.jpg

No que toca a compatibilidade de hardware, selecciona a opção mais elevada.

Picture5.jpg

Este próximo passo é muito importante. Aqui terás de seleccionar a opção de que irás instalar o SO mais tarde. Não tentes instalar o Windows 8 agora, uma vez que a instalação irá falhar. Isto acontece porque com a versão de Avaliação não tens uma Chave de Licença e por algum motivo o VMware ao tentar automatizar o processo de instalação faz com que a instalação do Windows 8 não seja capaz de reconhecer esta Chave.

Picture6.jpg

Dá um nome à Máquina Virtual:

Picture7.jpg

Configura o CPU:

Picture8.jpg

E configura a memória. Recomendo pelo menos 4GB. A minha máquina tem 8GB. Se não podes alocar 4GB, usa um valor tão elevado quanto possível.

Picture9.jpg

No que toca a "Network Type", usa NAT, de forma a permitir que a MV partilhe a tua ligação à rede/Internet. É fundamental que a tua MV seja capaz de aceder à Internet, caso contrário será impossível instalar o SDK:

Picture10.jpg

Deixei o controlador de I/O padrão seleccionado:

Picture11.jpg

E agora é altura de criar um novo Disco Virtual:

Picture12.jpg

Mais uma vez deixei as opções padrão seleccionadas:

Picture13.jpg

Recomendo pelo menos 60GB. É aconselhado reservar mais caso seja possível. Prefiro também manter o meu disco virtual num único ficheiro:

Picture14.jpg

Armazeno o meu Disco Virtual numa drive externa USB 2.0 ou 3.0. Descobri que ao manter a Disco Virtual num disco em separado aumenta significativamente a performance:

Picture15.jpg

O próximo passo é customizar o hardware. Este passo é muito importante porque aqui iremos alterar alguns valores por defeito:

Picture16.jpg

Certifica-te de que seleccionas a opção “Virtualize Intel VT-x/EPT or ARM-V/RVI”. Isto é fundamental para conseguir correr o Hyper-V na tua máquina virtual.

Picture17.jpg

Chegou a altura de fazer algumas alterações ao ficheiro de configuração da Máquina Virtual antes de continuar. Encerra o VMWare antes de fazeres estas alterações. Se sentares instalar o Hyper-V antes de executares este passo, provavelmente terás problemas ao executar. Para garantir que tudo corre o melhor possível, navega até à pasta onde está gravada a Máquina Virtual e encontra o ficheiro com a extensão .VMX. No meu caso era o ficheiro “Windows 8 x64.vmx”. Edita este ficheiro e adiciona o texto a vermelho (hypervisor.cpuid.v0 = ”FALSE”):

Picture18.jpg

Grava o ficheiro.

E pronto. Estás pronto para a etapa final.Para isso necessitas de iniciar de novo o VMWare Workstation.

Instalar o Windows 8 na Máquina Virtual

Em CD/DVD selecciona o ISO da Windows 8 Enterprise Developer Evaluation que descarregaste anteriormente (ou que vais descarregar agora):

Picture19.jpg

Executa a tua MV e segue as intruções de instalação do Windows 8.

Assim que iniciares o Windows 8 pela primeira vez, é-te pedido para o personalizares. Segue o assistente até ao fim e quando finalmente tiveres acesso à tua instalação do Windows 8, vai até ao Ambiente de Trabalho e selecciona a opção "Install Tools":

Picture20.jpg

Uma drive de DVD virtual será montada e o Windows 8 deve mostrar uma mensagem no canto superior direiro. Selecciona essa mensagem ou abre o Explorer com a combinação Tecla do Windows + E e encontra a drive de DVD. Executa a instalação:

Picture21.jpg

Após efectuares os passos acima, reinicia a Máquina Virtual.

Quanto a Máquina Virtual estiver de novo a executar, abre o Painel de Controlo e selecciona a opção Activar ou desactivar funcionalidades do Windows:

Picture22.jpg

Depois selecciona as opções Hyper-V:

Picture23.jpg

E pronto. O próximo passo é instalar o SDK. Abre a página mencionada anteriormente e executa o ficheiro que descarregaste:

Picture24.jpg

A instalação vai começar. Segue o assistente:

Picture25.jpg

Após a instalação terminar, é necessário que registes a tua cópia do SDK. Segue a ligação "Register online" e segue os passos necessários.

Picture26.jpg

No fim do registo, é-te dada uma Chave. Guarda-a para utilização futura e copia-a para a caixa Product Key:

Picture27.jpg

Terminado.

Criando o teu primeiro Projecto Windows Phone 8

Para verificar se tudo está a funcionar em condições, inicia o Visual Studio 2012 Exmpress e cria um novo Windows Phone Project:

Picture28.jpg

Selecciona a opção Windows Phone 8:

Picture29.jpg

Vais obter um novo projecto semelhante a este:

Picture30.jpg

Carrega em F5 ou na seta verde para executar o projecto. O Emulador começa a carregar. A primeira vez que é iniciado pode demorar algum tempo:

Picture31.jpg

Se a tua aplicação demorar um pouco a carregar, não te preocupes. É normal. Aguarda alguns segundos e aparece:

Picture32.jpg

Parabéns. Tens agora uma instalação do Windows 8 com o SDK do Windows Phone 8 e com o emulador do Windows Phone 8 a funcionar.

Como posso ligar o meu equipamento à Máquina Virtual?

Deve ser simples, uma vez que a maioria (senão todas) as máquinas virtuais permitem redireccionar uma porta USB do SO anfitrião para a máquina virtual. Basta clicar no ícone indicador do estado USB. Uma vez redireccionada a porta USB para o SO na máquina virtual, o Windows 8 irá reconhecer o dispositivo e instalar os drivers necessários. Após este processo o equipamento pode ser usado no IDE.

Secção de truques e dicas deste tópico:

  • se estás a utilizar o Oracle VirtualBox certifica-te que activas a opção USB 2.0 nas definições da MV. Isto requer também que instales o correspondente Oracle VM VirtualBox Extension Pack.


Notas Finais

Espero que tenhas gostado deste guia. Tentei ser o mais simples possível e incluir o maior número de imagens possível, uma vez que uma imagem vale mais que mil palavras. Comentários são bem vindos.

This page was last modified on 22 July 2013, at 13:44.
356 page views in the last 30 days.

Was this page helpful?

Your feedback about this content is important. Let us know what you think.

 

Thank you!

We appreciate your feedback.

×