×
Namespaces

Variants
Actions

Instalar o SDK do Windows Phone 8 numa Máquina Virtual e ter o Emulador funcional

From Nokia Developer Wiki
Jump to: navigation, search
{{{width}}}
06 Jan
2013

Este artigo explica como instalar o Windows 8 numa máquina virtual VMWare e como instalar o SDK do Windows Phone 8 nesta mesta máquina. Explica também como activar o Hyper-V e o emulador do Windows Phone 8.

Note.pngNote: Este artigo foi vencedor da Windows Phone 8 Wiki Competition 2012Q4.

WP Metro Icon Tools.png
WP Metro Icon WP8.png
Article Metadata

Compatibilidade
Plataforma(s): Windows Phone 8 and later
Windows Phone 8

Artigo
Tradução:
Por PedroQ
Última alteração feita por hamishwillee em 22 Jul 2013

Contents

Introdução

Um dos pré-requesitos para utilizar o SDK do Windows Phone 8 é uma máquina com capacidade para correr o Hyper-V e com pelo menos o Windows 8 Pro 64bit instalado. Caso o teu computador possua o hardware necessário, é possível instalar o SDK num ambiente virtual a executar o Windows 8 e mesmo assim utilizar o Emulador. Este guia demonstra como fazer isto, recorrendo ao VMWare Workstation Trial e Windows 8 Enterprise Developer Evaluation.

Caso possuas um equipamento desbloqueado para desenvolvimento não terás de utilizar o Emulador, podes instalar o SDK e utilizar o equipamento para testes. Neste caso basta utilizar a versão básica do Windows 8 (em vez de Pro/Enterprise) e podes saltar as instruções que requerem a edição manual do ficheiro .VMX e a instalação do Hyper-V.

Este guia utiliza versões de avaliação do VMWare Workstation e Windows 8 Enterprise. Podes no entanto utilizar versões de 64bit devidamente licenciadas do VMWare Workstation e Windows 8 Pro (ou Windows 8 Enterprise). Se não necessitas de utilizar o Emulador, podes utilizar a versão base do Window 8.


O que vais necessitar

  • Sistema operativo anfitrião de 64bit (Este artigo utilizou o Windows 7 64bit)
  • Pelo menos 8GB de RAM na máquina anfitriã, para que possas atribuir 4GB à Máquina Virtual.
  • 30-40GB de espaço livre em disco. No fim deste artigo terás uma Máquina Virtual com cerca de 15GB. Deve reservar-se algum espaço para possibilitar o seu aumento.


Vais também necessitar do seguinte software:


Verificação Inicial – O meu computador é capaz de executar o Windows 8 e o Hyper-V?

O primeiro passo é verificar se o teu computador é capaz de executar o Hyper-V ou não. Caso seja então podes instalar o VMWare Workstation e activar o Hyper-V na máquina virtual.

Assumindo que já descarregaste a ferramenta Coreinfo, os próximos passos são:

  • Abrir uma linha de comandos, clicando em Iniciar -> escrever CMD, clicar com o botão direito em "Linha de Comandos" e Executar como Administrador
  • Navegar até à pasta onde se encontra a ferramenta e escrever: coreinfo.exe –v

Exemplo:

C:\Tools>Coreinfo.exe -v
 
Coreinfo v3.1 - Dump information on system CPU and memory topology
Copyright (C) 2008-2012 Mark Russinovich
Sysinternals - www.sysinternals.com
 
Intel(R) Core(TM) i7-2620M CPU @ 2.70GHz
Intel64 Family 6 Model 42 Stepping 7, GenuineIntel
HYPERVISOR - Hypervisor is present
VMX * Supports Intel hardware-assisted virtualization
EPT * Supports Intel extended page tables (SLAT)

Caso tenhas um CPU com capacidades SLAT (representado por um asterisco), podes continuar a seguir este guia. Caso contrário deves considerar actualizar o teu hardware.

Instalar o VMWare Workstation 9

Apóes descarregares o VMWare Workstaion 9, instala-o na tua máquina. Basta seguir as instruções do assistente.

Picture1.jpg

Um dos passos da instalação requer a chave para activar a licença de experimentação. Certifica-te de que tens esta chave antes de continuar:

Picture2.jpg

Finalmente estás pronto a criar a tua primeira Máquina Virtual.

Criar a Máquina Virtual

O primeiro passo é seleccionar neste ecrã a opção para criar a nova Máquina Virtual

Picture3.jpg

No próximo ecrã certifica-te que seleccionas a opção Custom (Advanced). Esta é a melhor forma de criar a tua MV, uma vez que terás controlo absoluto sobre todas as definições.

Picture4.jpg

No que toca a compatibilidade de hardware, selecciona a opção mais elevada.

Picture5.jpg

Este próximo passo é muito importante. Aqui terás de seleccionar a opção de que irás instalar o SO mais tarde. Não tentes instalar o Windows 8 agora, uma vez que a instalação irá falhar. Isto acontece porque com a versão de Avaliação não tens uma Chave de Licença e por algum motivo o VMware ao tentar automatizar o processo de instalação faz com que a instalação do Windows 8 não seja capaz de reconhecer esta Chave.

Picture6.jpg

Dá um nome à Máquina Virtual:

Picture7.jpg

Configura o CPU:

Picture8.jpg

E configura a memória. Recomendo pelo menos 4GB. A minha máquina tem 8GB. Se não podes alocar 4GB, usa um valor tão elevado quanto possível.

Picture9.jpg

No que toca a "Network Type", usa NAT, de forma a permitir que a MV partilhe a tua ligação à rede/Internet. É fundamental que a tua MV seja capaz de aceder à Internet, caso contrário será impossível instalar o SDK:

Picture10.jpg

Deixei o controlador de I/O padrão seleccionado:

Picture11.jpg

E agora é altura de criar um novo Disco Virtual:

Picture12.jpg

Mais uma vez deixei as opções padrão seleccionadas:

Picture13.jpg

Recomendo pelo menos 60GB. É aconselhado reservar mais caso seja possível. Prefiro também manter o meu disco virtual num único ficheiro:

Picture14.jpg

Armazeno o meu Disco Virtual numa drive externa USB 2.0 ou 3.0. Descobri que ao manter a Disco Virtual num disco em separado aumenta significativamente a performance:

Picture15.jpg

O próximo passo é customizar o hardware. Este passo é muito importante porque aqui iremos alterar alguns valores por defeito:

Picture16.jpg

Certifica-te de que seleccionas a opção “Virtualize Intel VT-x/EPT or ARM-V/RVI”. Isto é fundamental para conseguir correr o Hyper-V na tua máquina virtual.

Picture17.jpg

Chegou a altura de fazer algumas alterações ao ficheiro de configuração da Máquina Virtual antes de continuar. Encerra o VMWare antes de fazeres estas alterações. Se sentares instalar o Hyper-V antes de executares este passo, provavelmente terás problemas ao executar. Para garantir que tudo corre o melhor possível, navega até à pasta onde está gravada a Máquina Virtual e encontra o ficheiro com a extensão .VMX. No meu caso era o ficheiro “Windows 8 x64.vmx”. Edita este ficheiro e adiciona o texto a vermelho (hypervisor.cpuid.v0 = ”FALSE”):

Picture18.jpg

Grava o ficheiro.

E pronto. Estás pronto para a etapa final.Para isso necessitas de iniciar de novo o VMWare Workstation.

Instalar o Windows 8 na Máquina Virtual

Em CD/DVD selecciona o ISO da Windows 8 Enterprise Developer Evaluation que descarregaste anteriormente (ou que vais descarregar agora):

Picture19.jpg

Executa a tua MV e segue as intruções de instalação do Windows 8.

Assim que iniciares o Windows 8 pela primeira vez, é-te pedido para o personalizares. Segue o assistente até ao fim e quando finalmente tiveres acesso à tua instalação do Windows 8, vai até ao Ambiente de Trabalho e selecciona a opção "Install Tools":

Picture20.jpg

Uma drive de DVD virtual será montada e o Windows 8 deve mostrar uma mensagem no canto superior direiro. Selecciona essa mensagem ou abre o Explorer com a combinação Tecla do Windows + E e encontra a drive de DVD. Executa a instalação:

Picture21.jpg

Após efectuares os passos acima, reinicia a Máquina Virtual.

Quanto a Máquina Virtual estiver de novo a executar, abre o Painel de Controlo e selecciona a opção Activar ou desactivar funcionalidades do Windows:

Picture22.jpg

Depois selecciona as opções Hyper-V:

Picture23.jpg

E pronto. O próximo passo é instalar o SDK. Abre a página mencionada anteriormente e executa o ficheiro que descarregaste:

Picture24.jpg

A instalação vai começar. Segue o assistente:

Picture25.jpg

Após a instalação terminar, é necessário que registes a tua cópia do SDK. Segue a ligação "Register online" e segue os passos necessários.

Picture26.jpg

No fim do registo, é-te dada uma Chave. Guarda-a para utilização futura e copia-a para a caixa Product Key:

Picture27.jpg

Terminado.

Criando o teu primeiro Projecto Windows Phone 8

Para verificar se tudo está a funcionar em condições, inicia o Visual Studio 2012 Exmpress e cria um novo Windows Phone Project:

Picture28.jpg

Selecciona a opção Windows Phone 8:

Picture29.jpg

Vais obter um novo projecto semelhante a este:

Picture30.jpg

Carrega em F5 ou na seta verde para executar o projecto. O Emulador começa a carregar. A primeira vez que é iniciado pode demorar algum tempo:

Picture31.jpg

Se a tua aplicação demorar um pouco a carregar, não te preocupes. É normal. Aguarda alguns segundos e aparece:

Picture32.jpg

Parabéns. Tens agora uma instalação do Windows 8 com o SDK do Windows Phone 8 e com o emulador do Windows Phone 8 a funcionar.

Como posso ligar o meu equipamento à Máquina Virtual?

Deve ser simples, uma vez que a maioria (senão todas) as máquinas virtuais permitem redireccionar uma porta USB do SO anfitrião para a máquina virtual. Basta clicar no ícone indicador do estado USB. Uma vez redireccionada a porta USB para o SO na máquina virtual, o Windows 8 irá reconhecer o dispositivo e instalar os drivers necessários. Após este processo o equipamento pode ser usado no IDE.

Secção de truques e dicas deste tópico:

  • se estás a utilizar o Oracle VirtualBox certifica-te que activas a opção USB 2.0 nas definições da MV. Isto requer também que instales o correspondente Oracle VM VirtualBox Extension Pack.


Notas Finais

Espero que tenhas gostado deste guia. Tentei ser o mais simples possível e incluir o maior número de imagens possível, uma vez que uma imagem vale mais que mil palavras. Comentários são bem vindos.

This page was last modified on 22 July 2013, at 13:44.
629 page views in the last 30 days.