×
Namespaces

Variants
Actions

Java ME - Português

From Nokia Developer Wiki
Jump to: navigation, search
Article Metadata

Artigo
Criado por cabezonxdg em Cabezonxdg
Última alteração feita por hamishwillee em 13 Aug 2013

A plataforma Java Micro Edition (JavaME) implementa a linguagem Java para dispositivos móveis como Celulares, SmartPhones, PDAs etc.

Características

Segundo dados apresentados no JavaOne 2005:

- 708 milhões de celulares rodando Java.
- 635 modelos de celular com suporte a Java.
- 32 fabricantes de celulares Java.
- 140 operadoras de telefonia movel usando Java.
- 4,5 milhões de desenvolvedores Java.

Atualmente o JavaME é responsável pela grande maioria dos jogos para celulares que circulam no mercado, um jogo uma vez escrito pode ser rodado teoricamente em qualquer dispositivo desde que este possua uma maquina virtual instalada (apesar que nem sempre é assim).

A plataforma Java é conhecida pelo conceito Write once, run anywhere (Escreva uma vez, rode em qualquer lugar), o que é bastante interessante pois permite você escrever um código que poderá ser executado (na teoria) em qualquer celular que tenha suporte a JavaME. Apesar de nem sempre ser assim, algumas vezes a compatibilidade fica prejudicada (conflito com resoluções diferentes por exemplo) e o código precisa ser portado.

Tecnologia Jazelle para processadores ARM

A maioria dos dispositivos móveis utilizam processadores ARM (Advanced Risc Machines), estes processadores contam com um recurso chamado Jazelle que permite um melhor desempenho de aplicações java. O desenvolvimento da tecnologia Jazelle permitiu aos processadores ARM executarem aplicações Java com um grande ganho de performance. Isto é possível pois a execução do Java bytecode é feita em hardware, como sendo um outro estado de execução, permitindo a aceleração para alguns bytecodes enquanto outros são feitos por software.

Desempenho das aplicações

Aplicações escritas em JavaME são mais lentas que aplicações feitas em Symbian C++. Seu tempo de carregamento (starter time) é bastante alto comparado a outras linguagens e a falta de recursos para acessar os recursos mais poderosos dos dispositivos fazem a linguagem ficar um pouco limitada.

Desempenho java.JPG
O jogo da esquerda foi escrito em Java ME e o da direita em Symbian C++. Note o ganho em FPS.
Fonte: Symbian Resources

This page was last modified on 13 August 2013, at 08:42.
48 page views in the last 30 days.
×