×
Namespaces

Variants
Actions

Maemo (Português)

From Nokia Developer Wiki
Jump to: navigation, search

Archived.pngAquivado: Este artigo foi arquivado, pois o conteúdo não é mais considerado relevante para se criar soluções comerciais atuais. Se você achar que este artigo ainda é importante, inclua o template {{ForArchiveReview|escreva a sua justificativa}}.

Acredita-se que este artigo ainda seja válido no contexto original (quando ele foi escrito)


Article Metadata

Artigo
Criado por NeoStrider em 05 Nov 2007
Última alteração feita por lpvalente em 10 Mar 2013

Maemo logo.jpg

Maemo é uma plataforma de arquitetura de computadores desenvolvida com componentes desktop de código aberto. Seu objetivo é habilitar aplicações e tecnologias inovadoras para dispositivos handheld móveis.

A plataforma é baseada no sistema operacional GNU/Linux e no desktop GNOME. Maemo disponobiliza aos desenvolvedores um ambiente de desenvolvimento fácil de usar. Sua interface otimozada Hildon é configurada para ao tamanho de tela e uso típico para um dispositivo handheldhabilitado com um visor sensível ao toque. A plataforma de desenvolvimento tem como alvo desenvolvedores inovadores e organizações desenvolvendo aplicações e novas tecnologias no contexto móvel. Usando a plataforma maemo é fácil tornar móvel soluções desktop existentes. Maemo permite vários modelos de negógio em cima da plataforma, incluíndo distribuição de aplicações proprietarias.

Maemo, introduzido em 2005, é uma das plataformas centrais para produtos Nokia de alta tecnologia. Hoje em dia maemo é a base do sistema operacional usado em vários Internet Tablets habilitados com Wi-Fi. Os Internet Tablets no mercado são o Nokia N800 e o novo Nokia N810. Maemo atingiu um nível de funcionalidade para prover uma experiência de Internet completa em um dispositivo de bolso - com uma interface intuitiva.

A plataforma maemo atualmente oferece um ambiente de tempo de execução C nativo para desenvolvedores, complementado por ligações C++ oficialmente suportadas. Um conjunto completo de ligações Python é provido pela comunidade. Web run-time com motor Mozilla Gecko e Flash 9 também serão implementados em 2008. Ambientes de tempo de execução Mono, Java e Ruby são disponibilizados pela comunidade maemo, entre outros.

O SDK maemo cria um ambiente de desenvolvimento maemo em sandbox em um sistema desktop GNOME/Linux. O ambiente é desenvolvido principalmente sobre uma ferramenta chamada Scratchbox. O ambiente se comporta como um sistema operacional no dispositivo, mas com ferramentas de desenvolvimento adicionadas. Isso significa que o processo de desenvolvimento é muito similar ao desenvolvimento normal Linux e GNOME/GTK+ para desktop e características únicas de desenvolvimento embarcado, tais como compilação cruzada, são gerenciadas de forma transparente pelo Scratchbox.

O Guia de Iniciação Rápida para Maemo 4 é um bom documento de introdução geral a plataforma maemo. Ele introduz informações valiosas como a arquitetura maemo, desenvolvimento de interfaces, serviços de sistema, ambiente de desenvolvimento, como portar software existente, e muitos outro tópicos.

Se você é familiar com desenvolvimento Symbian ou .Net, você deve dar uma olhada nisto: maemo para desenvolvedores de aplicações móveis

O Nokia Developer oferece vários serviços de suporte técnico para desenvolvedores que trabalham na plataforma maemo.

Tecnologias Chave

Links Externos

This page was last modified on 10 March 2013, at 13:36.
60 page views in the last 30 days.

Was this page helpful?

Your feedback about this content is important. Let us know what you think.

 

Thank you!

We appreciate your feedback.

×