×
Namespaces

Variants
Actions
(Redirected from Mobility Pack (Português))

NetBeans (Português)

From Nokia Developer Wiki
Jump to: navigation, search
Article Metadata

Artigo
Criado por thierryaraujo em 16 Dec 2007
Última alteração feita por lpvalente em 16 Sep 2013
O NetBeans é um ambiente integrado de desenvolvimento (integrated development environment - IDE) para a criação de aplicações Java. Ele é um projeto de código aberto e possui uma comunidade em constante crescimento e bem ativa.

A IDE NetBeans é um ambiente de desenvolvimento que permite escrever, compilar, debugar e instalar programas. Ela foi completamente escrita em Java sobre a Plataforma NetBeans, mas pode suportar o desenvolvimento de qualquer outra linguagem também. Em Java, o NetBeans auxilia no desenvolvimento de todos os tipos de aplicações (Java SE, Web e Java EE, Aplicações Móveis, Webservices).

A Plataforma NetBeans é uma base modular e extensível que pode ser utilizado como infra-estrutura para o desenvolvimento de aplicações desktop. Com isso é possível agregar diversos plugins de terceiros, favorecendo o desenvolvimento de soluções próprias.

Para incrementar ainda mais a IDE NetBeans, aumentando a produtividade, existem vários plugins que auxiliam no desenvolvimento. Esse plugins podem ser encontrados no portal de plugins do NetBeans.

Em sua versão 6.0, que pode ser baixada em [1], o NetBeans traz diversos pacotes de plugins para o desenvolvimento de diversos tipos de aplicações .

  • Para web;
  • Desktop;
  • Aplicações Móveis;
  • Utilizando Ruby;
  • Utilizando C/C++;
  • Diagramas UML;
  • SOA (WSDL e XML).

Para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis o NetBeans dispõe de um pacote de plugins específico para este fim. O Mobility Pack (Português) possui vários recursos para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, dentre eles, existe a utilização de um editor visual para o fluxo de telas da aplicação, editor visual para as telas de aplicação com paleta para inserção de vários componentes de tela e o Game Builder para o desenvolvimento de jogos de forma mais rápida, utilizando um editor visual de cenários, sprites e tiles.

Com o NetBeans Mobility Pack é possível utilizar SDKs e plataformas de simulação disponíveis dos fabricantes de dispositivos móveis, além de ter a possibilidade de realizar o deploy da aplicação diretamente no dispositivo utilizando o módulo de implantação disponível para download no Netbeans Update Center. O módulo em questão utiliza o PC Suite para realizar a transferência para o dispositivo.

Contents

Criando uma aplicação MIDP usando o Visual Mobile Designer

Para criar um novo projeto no NetBeans escolha a opção File > New Project (Ctrl+Shift+N). Então aparecerá uma janela como mostrado abaixo:

Image:NetBeans_6_ptb_1.jpg


Escolha a Categoria Mobility e o tipo de projeto MIDP Application. Em seguida será mostrada a janela para informa o nome e o local do novo projeto, como exemplificado na Figura seguinte. Escolha as opções Set as Main Project e Create Hello MIDlet se preferir.


Figura 2

A terceira etapa do wizard é a escolha da plataforma padrão para o Emulador e SDK desejado. Neste caso escolha o Sun Java(TM) Wireless Toolkit 2.5.2 for CLDC (que deve ser previamente instalado) como plataforma e deixe o restante das configurações como sugerido pelo o wizard.


Figura 3

A última etapa da criação de um novo projeto, expanda a árvore de opções como mostrado na Figura abaixo e selecione as configurações existentes de acordo como o exemplificado.


Figura 4

Clique no botão Finish para que seu projeto seja criado. A seguir é exibido uma Figura com o projeto criado no NetBeans e aberto a classe HelloMIDlet.java no modo Screen, que exibe o layout e componentes da primeira tela da aplicação.


Figura 5

Editando a Aplicação

Com a janela Screen Designer aberta, que exibe a única tela da aplicação até o momento, selecione o objeto stringitem que contém o texto “Hello, World!”. Nas propriedades do componente modifique a opção Text para "NetBeans Quick Start" de acordo como mostrado na Figura seguinte:

Figura 6

O resultado final pode ser pré-visualizado na Tela do dispositivo no Screen Designer. Assim como mostrado na Figura abaixo:


Figura 7

É possível acrescentar novas telas ao MIDlet, apenas arrastando as já existentes na Paleta Displayables. Além disso, também é possível gerenciar o fluxo de transição de telas, de acordo com os comandos, utilizando um editor visual para isso, o Flow Designer. A figura abaixo mostra o fluxo do MIDlet criado com uma tela de Form e sendo executado logo a seguir da inicialização do MIDlet.


Figura 8

Compilando e executando o MIDlet

Escolha a opção Run > Run Main Project (F6). Com isso o processo de compilação é mostrado na janela Output do NetBeans.

Ao final do processo, o emulador DefaultColorPhone é então aberto com o MIDlet. Na janela do emulador, clique no botão Launch para poder executar o MIDlet implementado. A figura a seguir mostra a Janela com o emulador da Sun executando o MIDlet:

Figura 9

Para realizar o deploy no dispositivo de destino, basta clicar com o botão direto no nome do projeto na aba de projetos e escolher a opção Deploy. O NetBeans criará dois arquivos, o MyHelloWorld.jad e o MyHelloWorld.jar, na pasta dist na árvore de arquivos do projeto.


Autor

thierryaraujo 13:27, 18 December 2007


    

[[Image:]]

This page was last modified on 16 September 2013, at 16:01.
121 page views in the last 30 days.
×