×
Namespaces

Variants
Actions
(Redirected from Mobility Pack (Português))

NetBeans (Português)

From Nokia Developer Wiki
Jump to: navigation, search
Article Metadata

Artigo
Criado por thierryaraujo em 16 Dec 2007
Última alteração feita por lpvalente em 16 Sep 2013
O NetBeans é um ambiente integrado de desenvolvimento (integrated development environment - IDE) para a criação de aplicações Java. Ele é um projeto de código aberto e possui uma comunidade em constante crescimento e bem ativa.

A IDE NetBeans é um ambiente de desenvolvimento que permite escrever, compilar, debugar e instalar programas. Ela foi completamente escrita em Java sobre a Plataforma NetBeans, mas pode suportar o desenvolvimento de qualquer outra linguagem também. Em Java, o NetBeans auxilia no desenvolvimento de todos os tipos de aplicações (Java SE, Web e Java EE, Aplicações Móveis, Webservices).

A Plataforma NetBeans é uma base modular e extensível que pode ser utilizado como infra-estrutura para o desenvolvimento de aplicações desktop. Com isso é possível agregar diversos plugins de terceiros, favorecendo o desenvolvimento de soluções próprias.

Para incrementar ainda mais a IDE NetBeans, aumentando a produtividade, existem vários plugins que auxiliam no desenvolvimento. Esse plugins podem ser encontrados no portal de plugins do NetBeans.

Em sua versão 6.0, que pode ser baixada em [1], o NetBeans traz diversos pacotes de plugins para o desenvolvimento de diversos tipos de aplicações .

  • Para web;
  • Desktop;
  • Aplicações Móveis;
  • Utilizando Ruby;
  • Utilizando C/C++;
  • Diagramas UML;
  • SOA (WSDL e XML).

Para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis o NetBeans dispõe de um pacote de plugins específico para este fim. O Mobility Pack (Português) possui vários recursos para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, dentre eles, existe a utilização de um editor visual para o fluxo de telas da aplicação, editor visual para as telas de aplicação com paleta para inserção de vários componentes de tela e o Game Builder para o desenvolvimento de jogos de forma mais rápida, utilizando um editor visual de cenários, sprites e tiles.

Com o NetBeans Mobility Pack é possível utilizar SDKs e plataformas de simulação disponíveis dos fabricantes de dispositivos móveis, além de ter a possibilidade de realizar o deploy da aplicação diretamente no dispositivo utilizando o módulo de implantação disponível para download no Netbeans Update Center. O módulo em questão utiliza o PC Suite para realizar a transferência para o dispositivo.

Contents

Criando uma aplicação MIDP usando o Visual Mobile Designer

Para criar um novo projeto no NetBeans escolha a opção File > New Project (Ctrl+Shift+N). Então aparecerá uma janela como mostrado abaixo:

Image:NetBeans_6_ptb_1.jpg


Escolha a Categoria Mobility e o tipo de projeto MIDP Application. Em seguida será mostrada a janela para informa o nome e o local do novo projeto, como exemplificado na Figura seguinte. Escolha as opções Set as Main Project e Create Hello MIDlet se preferir.


Figura 2

A terceira etapa do wizard é a escolha da plataforma padrão para o Emulador e SDK desejado. Neste caso escolha o Sun Java(TM) Wireless Toolkit 2.5.2 for CLDC (que deve ser previamente instalado) como plataforma e deixe o restante das configurações como sugerido pelo o wizard.


Figura 3

A última etapa da criação de um novo projeto, expanda a árvore de opções como mostrado na Figura abaixo e selecione as configurações existentes de acordo como o exemplificado.


Figura 4

Clique no botão Finish para que seu projeto seja criado. A seguir é exibido uma Figura com o projeto criado no NetBeans e aberto a classe HelloMIDlet.java no modo Screen, que exibe o layout e componentes da primeira tela da aplicação.


Figura 5

Editando a Aplicação

Com a janela Screen Designer aberta, que exibe a única tela da aplicação até o momento, selecione o objeto stringitem que contém o texto “Hello, World!”. Nas propriedades do componente modifique a opção Text para "NetBeans Quick Start" de acordo como mostrado na Figura seguinte:

Figura 6

O resultado final pode ser pré-visualizado na Tela do dispositivo no Screen Designer. Assim como mostrado na Figura abaixo:


Figura 7

É possível acrescentar novas telas ao MIDlet, apenas arrastando as já existentes na Paleta Displayables. Além disso, também é possível gerenciar o fluxo de transição de telas, de acordo com os comandos, utilizando um editor visual para isso, o Flow Designer. A figura abaixo mostra o fluxo do MIDlet criado com uma tela de Form e sendo executado logo a seguir da inicialização do MIDlet.


Figura 8

Compilando e executando o MIDlet

Escolha a opção Run > Run Main Project (F6). Com isso o processo de compilação é mostrado na janela Output do NetBeans.

Ao final do processo, o emulador DefaultColorPhone é então aberto com o MIDlet. Na janela do emulador, clique no botão Launch para poder executar o MIDlet implementado. A figura a seguir mostra a Janela com o emulador da Sun executando o MIDlet:

Figura 9

Para realizar o deploy no dispositivo de destino, basta clicar com o botão direto no nome do projeto na aba de projetos e escolher a opção Deploy. O NetBeans criará dois arquivos, o MyHelloWorld.jad e o MyHelloWorld.jar, na pasta dist na árvore de arquivos do projeto.


Autor

thierryaraujo 13:27, 18 December 2007


    

[[Image:]]

This page was last modified on 16 September 2013, at 16:01.
112 page views in the last 30 days.

Was this page helpful?

Your feedback about this content is important. Let us know what you think.

 

Thank you!

We appreciate your feedback.

×