Namespaces

Variants
Actions

Please note that as of October 24, 2014, the Nokia Developer Wiki will no longer be accepting user contributions, including new entries, edits and comments, as we begin transitioning to our new home, in the Windows Phone Development Wiki. We plan to move over the majority of the existing entries over the next few weeks. Thanks for all your past and future contributions.

Platform Security (Português)

From Wiki
Jump to: navigation, search
Article Metadata

Artigo
Tradução:
Originado de Platform Security
Por lpvalente
Última alteração feita por hamishwillee em 09 Dec 2011


Contents

Introdução

O framework de segurança do Symbian OS ("Platform Security") foi apresentado no S60 3ª Edição, em conjunto com o Symbian OS V9. O framework de segurança aprimora as características relacionadas à segurança já presentes no sistema, de modo a proporcionar uma plataforma mais segura para os dispositivos móveis. Essa plataforma segura oferece aos usuários maior confiança em relação aos dispositivos e aos dados neles armazenados.

O framework de segurança permite que os desenvolvedores possuam uma maior e mais confiável base de consumidores móveis, que estão mais dispostos a instalar aplicações em seus dispositivos. Essa página provê ponteiros para importantes recursos que irão ajudar os desenvolvedores a abraçar essa nova tecnologia, e também fornece respostas a questões recorrentes relacionadas a esse framework. Segurança, em geral, pode ser considerada como um dos pontos mais importantes de uma aplicação.

Motivação

O framework de segurança foi projetado para que fosse visível o impacto das decisões de segurança na arquitetura das aplicações. Em linhas gerais, os componentes de um sistema podem ser divididos em grupos que confiam uns nos outros. Fronteiras entre esses grupos são definidas como "fronteiras de segurança".

Na prática, isso significa que se um componente precisa executar algum código pertencente a uma biblioteca compartilhada, isso será feito dentro de sua fronteira de segurança, e assim será necessário confiar nesse código. Uma outra questão é que quando um componente fornece serviços para interessados que residem fora de sua fronteira, o componente precisa realizar testes para saber se deve permitir que o outro componente interessado faça uso desse serviço.

Ambas as ações (confiar em um código, ou checar permissões para um componente interessado) podem ser facilitadas com a adoção de capacidades.

A necessidade do uso de capacidades pode ser utilizada como uma ferramenta de projeto de aplicações: a quantidade de capacidades requeridas por um componente reflete o nível de confiança que é depositado nele. Se a quantidade de capacidades parecer excessiva, isso pode ser considerado como uma dica de que as fronteiras de segurança podem estar muito largas.


Programando


Ver também

"Platform Security" no Nokia Developer

Debates

Seção "Signing, Certification, and Security" do fórum de discussão do Nokia Developer


[[Category:]]

This page was last modified on 9 December 2011, at 04:13.
171 page views in the last 30 days.

Was this page helpful?

Your feedback about this content is important. Let us know what you think.

 

Thank you!

We appreciate your feedback.

×