×
Namespaces

Variants
Actions

Symbian Signed (Português)

From Nokia Developer Wiki
Jump to: navigation, search

Archived.pngAquivado: Este artigo foi arquivado, pois o conteúdo não é mais considerado relevante para se criar soluções comerciais atuais. Se você achar que este artigo ainda é importante, inclua o template {{ForArchiveReview|escreva a sua justificativa}}.

Acredita-se que este artigo ainda seja válido no contexto original (quando ele foi escrito)


Article Metadata

Exemplo de código
Artigo
Tradução:
Originado de Symbian Signed
Por lpvalente
Última alteração feita por lpvalente em 16 Feb 2013


Contents

Introdução

Symbian Signed ([1]) é um programa de teste e certificação para aplicações Symbian C++, com grande âmbito na indústria. A Nokia apóia o programa Symbian Signed e é membro ativo em seu aprimoramento.

Primeiros passos

Primeiramente, o desenvolvedor deverá baixar o documento [Test Criteria], para entender que tipos de testes serão realizados na aplicação.

Certificado de desenvolvedor

A partir da versão 9 do Symbian OS, as aplicações que executem operações mais avançadas devem ser assinadas. Para desenvolvimento e testes, o desenvolvedor poderá utilizar um Developer Certificate, que pode ser criado gratuitamente usando-se a ferramenta File:DevCertRequest 2.3.zip. O certificado gerado gratuitamente permite o teste da aplicação para apenas um aparelho, e com capacidades limitadas.

Entretanto, certificados gratuitos não garantem que o desenvolvedor assinando a aplicação é quem afirma ser, portanto existe um processo de compra de um Publisher ID, que é um certificado digital que autentica o desenvolvedor e permite que sua aplicação tenha capacidades expandidas, além de ser obrigatório para identificar a empresa na hora do envio da aplicação para teste. O Publisher ID pode ser comprado [aqui]. Após sua obtenção, o DevCertRequest poderá ser usado para obter Certificados de Desenvolvedor que permitem o teste de aplicação em até 20 aparelhos e com um set maior de capacidades.

Para testes nos aparelhos, os desenvolvedores necessitam assinar seus arquivos .sis com seus Certificados de Desenvolvedor, antes da instalação.

Processo de teste

Após ter adequado sua aplicação aos critérios de teste e assinado o seu arquivo .sis com o Publisher ID adquirido, o desenvolvedor cria uma conta (gratuitamente) no https://www.symbiansigned.com/app/page, e envia sua aplicação para teste, e seleciona uma test house, a qual o contatará para mais informações, preços e prazos de teste.

Existem três entidades que realizam testes, nesse programa:

  • NSTL Geralmente recomendada para testes de aplicações no Brasil pois possui escritório em São Paulo -> http://www.intertek.com/it/
  • Mphasis
  • Sogeti (parte da Capgemini)

Após a submissão da aplicação e o pagamento, a aplicação é testada pela test house contratada. Caso seja aprovada, é assinada com o certificado Symbian Signed, que garante sua aplicação em todos os aparelhos, sem restrições de IMEI ou prompts de segurança. Caso não seja, será enviado um relatório detalhado com os erros encontrados, que deverão ser consertados e a aplicação, reenviada.

Mais informações

Para maiores informações sobre contatos e custos, ver artigo " Test Houses (Inglês)".

Outros materiais:


This page was last modified on 16 February 2013, at 22:10.
153 page views in the last 30 days.