×
Namespaces

Variants
Actions
(Redirected from Variáveis em Python)

Archived:Variáveis em Python

From Nokia Developer Wiki
Jump to: navigation, search

Archived.pngAquivado: Este artigo foi arquivado, pois o conteúdo não é mais considerado relevante para se criar soluções comerciais atuais. Se você achar que este artigo ainda é importante, inclua o template {{ForArchiveReview|escreva a sua justificativa}}.

Acredita-se que este artigo ainda seja válido no contexto original (quando ele foi escrito)


Article Metadata

Compatibilidade
Plataforma(s):
Symbian

Artigo
Criado por ygor_amaral em 22 Jan 2009
Última alteração feita por hamishwillee em 07 May 2013

Introdução

Este artigo discute como usar variáveis em Python.

Variáveis em Python

Variáveis podem ser definidas como itens que podem ser alterados. Variáveis referem-se a um valor que lhe é atribuído. Usar variáveis em python é muito fácil. Em python não somos obrigados a declarar uma variável, ou seja, não há necessidade de especificar o tipo da variável como é de costume fazer em outras linguagens orientadas a objeto. No Python as variáveis são implicitamente declaradas, o que significa que o tipo da variável é o tipo do seu valor automaticamente sem precisar declarar.

No Python a primeira vez que você declara uma variável basta utilizar o operador "=". Isto cria uma nova variável e fornece o seu valor. Um exemplo é mostrado abaixo:

var = 3
easy = "PySymbian"

Variáveis em Python podem ser classificadas em duas formas diferentes. Elas são:

Variável Local

Variável Global

A classificação das variáveis mencionadas acima é totalmente baseada no escopo da variável ou em uma linguagem simples a região até que uma variável pode ser usada.

As variáveis definidas em uma função, por padrão têm um alcance e uma visibilidade limitados. Elas são visíveis apenas dentro da função em que são criadas e elas desaparecem quando a execução retorna a partir da função. O caso de variáveis globais é totalmente oposto às variáveis locais, elas têm um escopo de aplicação ao longo de todo o programa. O exemplo abaixo irá facilmente explicar todas as condições.

z = "global"
 
def func_1():
global x
x = "global"
y = "local"
 
def func_2():
print x
print z
 
func_1()
func_2()

No exemplo acima "z" é uma variável global. Uma coisa importante a notar é que se quiser utilizar a mesma variável em duas funções temos que declará-la como global, como no caso de "x". Só mais uma coisa importante a observar que func_1 () foi declarado primeiro e vale ressaltar que o fato de termos que atribuir um valor para a variável antes de declarar-la. Caso contrário, o interpretador do PySymbian dará um erro como "variável global x não está definida" (global variable x is not defined). Isso é o suficiente para saber sobre variáveis em Python.

This page was last modified on 7 May 2013, at 14:09.
324 page views in the last 30 days.