×
Namespaces

Variants
Actions
(Redirected from Widgets, em Qt para Symbian)

Archived:Widgets, em Qt

From Nokia Developer Wiki
Jump to: navigation, search

Archived.pngAquivado: Este artigo foi arquivado, pois o conteúdo não é mais considerado relevante para se criar soluções comerciais atuais. Se você achar que este artigo ainda é importante, inclua o template {{ForArchiveReview|escreva a sua justificativa}}.

Qt Quick should be used for all UI development on mobile devices. The approach described in this article (based on QWidget) is deprecated.

Article Metadata

Compatibilidade
Plataforma(s):
Symbian

Artigo
Criado por cabezonxdg em 25 Aug 2009
Última alteração feita por hamishwillee em 28 Jun 2012

Introdução

Widgets são elementos visuais que combinados são utilizados para criar interfaces do usuário em aplicações. Botões, Menus, Barras de Rolagem, Caixas de texto e Janelas são exemplos de widgets.

SliderQt.PNG
Exemplos de Widget: QSpinBox e QSlider


Todos os widgets em Qt derivam da classe QWidget. O Framework do Qt oferece um conjunto de Widgets padrões prontos para uso como os mencionados acima mas é flexível o suficiente para permitir que widgets personalizados sejam criados. Isto é feito herdando de QWidget ou de qualquer outra classe que represente um widget.

Um Widget pode conter um ou mais widgets (widgets pertencetes a outros widgets são conhecidos por child widgets). Child widgets são visíveis dentro da área visível do Widget Pai (o widget que contêm outros widgets é considerado parent widget dos widgets filhos). Um widget sem pai é considerado como sendo de nível superior (top-level widget) e em geral é a janela da aplicação (window). Qualquer widget pode ser de nível superior assim como qualquer widget pode ser filho de qualquer outro widget. O posicionamento visual dos widgets filhos na área do widget pai pode ser organizado de forma automática utilizando gerenciadores de layout (layout managers) ou manualmente se preferir.

Quando um widget pai é desabilitado, ocultado ou seu ponteiro é deletado, a mesma ação se aplica recursivamente a todos os seus filhos.

This page was last modified on 28 June 2012, at 09:24.
73 page views in the last 30 days.
×