×
Namespaces

Variants
Actions
Revision as of 03:53, 24 July 2013 by hamishwillee (Talk | contribs)

(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

Archived:Como integrar o S60 SDK Emulator ao NetBeans

From Nokia Developer Wiki
Jump to: navigation, search

Archived.pngAquivado: Este artigo foi arquivado, pois o conteúdo não é mais considerado relevante para se criar soluções comerciais atuais. Se você achar que este artigo ainda é importante, inclua o template {{ForArchiveReview|escreva a sua justificativa}}.

This has been superseded by articles for newer SDKs: Developing Nokia Asha apps on Linux with Netbeans

Article Metadata

Compatibilidade
Artigo
Criado por thierryaraujo em 26 Dec 2007
Última alteração feita por hamishwillee em 24 Jul 2013
Para o desenvolvimento de aplicações móveis, que possam ser compatíveis com modelos específicos de celulares, se faz necessário a utilização de SDKs e emuladores disponibilizados pelos fabricantes desses modelos. Com isso, é possível então testar a aplicação e depurar o código, em ambientes que simulam os aparelhos antes da implantação no dispositivo.

Este tutorial irá auxiliar na integração do S60 SDK dos dispositivos da Nokia na IDE NetBeans.


Integrando o SDK

Antes de realizar a integração, é necessário ter instalado o NetBeans com o Mobility Pack - disponível em [1], e o S60 Platform SDKs for Symbian OS, for Java 3rd Edition FP1 da Nokia – disponível em [2].

Após ter instalado tudo, abra o NetBeans e em seguida vá na Opção Tools > Java Platforms. Na janela que aparecer, clique no botão Add Platform..., conforme mostra a imagem a seguir:

Figura 1

Logo em seguida será solicitada a escolha do tipo da plataforma do novo emulador, selecione a opção Java ME MIDP Platform Emulator e clique em Next. A figura abaixo mostra a janela com esta opção:


Figura 2

O wizard então irá mostrar as pastas com os SDKs que ele encontrou instalados na máquina, caso não tenha sido exibido o SDK em questão, clique no botão Find More Java ME Platforms Folders... para especificar o local onde foi instalado o S60 SDK. Selecione a opção com plataforma do S60 SDK e clique Next. A figura a seguir exibe as plataformas localizadas e selecionadas.


Figura 3

A última etapa do passo-a-passo exibe informações sobre o SDK, como: Profiles, Configurations, Optional APIs, etc. Clique em Finish para finalizar a integração do novo SDK.


O resultado final da integração é exibido na janela a seguir com a nova plataforma para J2ME:

Figura 4

Novo Projeto


Agora, para exemplificar o uso do emulador, será criado um projeto HelloWorld, que será executado no emulador da Série 60.

Clique no Menu File > New Project (Ctrl+Shift+N) e na janela que aparecer selecione a opção de projeto MIDP Application na categoria Mobility e clique em Next. Em seguida, informe o nome do novo projeto e a pasta onde ele será salvo, feito isso clique em Next.


Na terceira etapa da criação de um novo projeto, escolha na opção Emulator Platform a plataforma de emulação S60 3rd Edition FP1 SDK for MIDP, e na opção Device especifique o S60Emulator, deixe as outras opções como foram sugeridas e clique em Next. A figura abaixo mostra a janela com a configuração desta etapa:

Figura 5

Na última etapa do wizard marque as opções como mostrado na figura seguinte e clique em Finish para finalizar:


Figura 6

Agora, modifique o Midlet da forma que lhe for conveniente e clique na opção Run > Run Main Project (F6) para executar o projeto no emulador S60. Com isso uma nova janela é aberta com o emulador executando o projeto criado, como mostra a figura abaixo.


Figura 7

O procedimento de integração é igual para outros SDKs e emuladores, como por exemplo, o da Série 40 da Nokia ou de outro fabricante.


Autor

thierryaraujo 19:50, 26 December 2007

This page was last modified on 24 July 2013, at 03:53.
80 page views in the last 30 days.

Was this page helpful?

Your feedback about this content is important. Let us know what you think.

 

Thank you!

We appreciate your feedback.

×