Namespaces

Variants
Actions

Please note that as of October 24, 2014, the Nokia Developer Wiki will no longer be accepting user contributions, including new entries, edits and comments, as we begin transitioning to our new home, in the Windows Phone Development Wiki. We plan to move over the majority of the existing entries over the next few weeks. Thanks for all your past and future contributions.

Revision as of 19:53, 16 April 2014 by lpvalente (Talk | contribs)

(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

Como instalar aplicações Java ME em dispositivos móveis

From Wiki
Jump to: navigation, search
Article Metadata

Artigo
Tradução:
Por valderind4
Última alteração feita por lpvalente em 16 Apr 2014

Contents

Resumo

Este artigo mostra quatro maneiras de se instalar aplicativos Java ME nos aparelhos.

Visão geral

A instalação de aplicações J2ME em um aparelho celular pode ser feita de várias formas:

Primeiramente você tem que transferir a aplicação para o seu aparelho. Você pode transferir sua aplicação do PC para o aparelho por meio do uso de cabo de dados (USB), infravermelho ou Bluetooth. Você pode instalar o MIDlet (aplicação em Java ME) com ou sem o uso do PC Suite.

Nos aparelhos Series 40 a aplicação consegue ser automaticamente instalada. Nos aparelhos Series 60 você precisa abrir a mensagem contendo a aplicação e instalá-la manualmente. Enquanto que se você usar o PC Suite para instalar o MIDlet, o processo de instalação é iniciado automaticamente no aparelhos S60, embora você precise da suporte totalmente manual.

Outro modo de transferir o MIDlet para o aparelho é armazená-lo (os arquivos JAR e/ou JAD) em um servidor Web e baixar os arquivos usando o navegador de internet do aparelho (também chamado de OTA download). Note que o servidor tem que ter definido corretamente o MIME-Type (Multipurpose Internet Mail Extensions) :

JAR: application/java-archive
JAD: text/vnd.sun.j2me.app-descriptor

Existem quatro maneiras de se instalar uma aplicação em um dispositivo móvel:

Over-the-Air OTA

Com a implantação OTA, o MIDlet é armazendo em um servidor Web e então baixado para o dispositivo através do navegador do dispositivo. Um arquivo JAR e um JAD são requeridos para instalação via OTA.

O processo se inicia com a navegação pela pagina que contém um link para um MIDlet. O link é então clicado, com isto o servidor Web envia o arquivo JAD do MIDlet para o navegador.

Na recepção do arquivo JAD, ele é aberto e o seu conteúdo mostrado. O arquivo JAD contém a descrição de um MIDlet, incluindo seu tamanho, número da versão, e quem o criou. Uma requisição é então enviada para o servidor web solicitando o arquivo JAR e, finalmente, o servidor Web envia o arquivo JAR. Uma vez que o arquivo JAR foi enviado para o dispositivo, o conjunto da aplicação é instalado e o MIDlet individual pode ser selecionado e aberto.

Infravermelho e Bluetooth

Infravermelho ou a tecnologia Bluetooth pode ser usada para enviar o MIDlet de um PC para um dispositivo móvel.

Instalação através de cabo USB (Universal Serial Bus)

Se o dispositivo tem uma porta USB e um software de apropriado no PC, o MIDlet pode ser instalado no dispositivo através do cabo USB.

WAP Push

Uma mensagem WAP Push contendo o link de download é enviado para o número do telefone. O usuário pode baixar aplicação clicando no link.

Mensagens WAP Push são mensagens SMS formatadas que exibem uma mensagem de alerta para o usuário, e dá ao usuário a opção de se conectar diretamente a uma URL particular através do navegador do dispositivo.

This page was last modified on 16 April 2014, at 19:53.
270 page views in the last 30 days.

Was this page helpful?

Your feedback about this content is important. Let us know what you think.

 

Thank you!

We appreciate your feedback.

×