×
Namespaces

Variants
Actions
Revision as of 07:36, 9 December 2011 by hamishwillee (Talk | contribs)

Depurando com o Carbide.c++

From Nokia Developer Wiki
Jump to: navigation, search
Article Metadata

Artigo
Criado por cabezonxdg em Cabezonxdg
Última alteração feita por hamishwillee em 09 Dec 2011

O Carbide.c++ conta com utilitários para depurar suas aplicações no PC através do emulador, ou do celular. Apesar da depuração no emulador ser uma forma muito eficiente para correção da maioria dos erros, ainda sim alguns problemas podem aparecer quando o aplicativo for executado no celular.

Isto acontece pois o emulador utiliza os recursos do computador para simular os recursos do celular. Apenas o Carbide.c++ Developer, Professional e OEM fornecem o recurso para realizar depuração no celular (On-Device-Debugging), enquanto o Carbide.c++ Express conta apenas com o recurso para depurar através do emulador.

Primeiros Passos

Passos Principais

O processo de depuração varia em cada caso, mas existem vários passos que são normalmente executados, preferencialmente com a ajuda de uma ferramenta de depuração para analisar a causa do bug.

Os passos a serem seguidos são:

   * Descobrir a existencia do bug
   * Isolar o código que causa o bug
   * Identificar a causa do bug
   * Determinar uma correcção para o bug
   * Aplicar a correcção e testar a correcção

Fonte: Wikipedia Português

Depuração no Emulador

Antes de iniciar a depuração, a aplicação precisa estar compilada. Você pode posicionar breakpoints clicando com o botão direito do mouse no menu de contexto e escolher a opção Toggle BreakPoint:

Depuracao.JPG

A depuração pode ser inicializada com as configurações defaults, porém é interessante fazer algumas modificações. Acesse o menu do seu projeto e selecione Debug AS -> Debug...:

Depuracao2.JPG

Uma dialog irá aparecer com a opção Grid Emulator Debug selecionado, escolha a aba Debugger e desmarque a opção Break at entry Point, ela será útil apenas em problemas na inicialização do aplicativo. Para inicializar a depuração, basta clicar no botão Debug.

O emulador será carregado e o Carbide.c++ entrará no modo Debug. Ao ativar a parte onde o breakpoint foi posicionado, sua linha de código será exibida no Carbide.c++ juntamente com algumas janelas como:

Debug - Contem a estrutura do programa, threads disparados, funções chamadas etc.
Variables, Breakpoints, Registers, Modules - Apresenta o valor de variáveis, breakpoints posicionados etc.
Source Window - Código do programa.

Console -

Após analisar o breakpoint você pode a qualquer momento voltar a execução da sua aplicação ou parar através dos botões na janela de Debug. Depuracao3.JPG

Video (Inglês)

On device debugging - screencasts

86 page views in the last 30 days.
×