×
Namespaces

Variants
Actions
Revision as of 04:20, 16 August 2013 by hamishwillee (Talk | contribs)

(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

Frameworks de interface gráfica para Java ME

From Nokia Developer Wiki
Jump to: navigation, search
Article Metadata

Artigo
Tradução:
Por ivocalado
Última alteração feita por hamishwillee em 16 Aug 2013

Os seguintes frameworks para construção de interfaces gráficas são baseados em Canvas (classes de UI baixo-nível). Você pode usar esses componentes para a criação de interfaces gráficas mais interessantes que os componentes padrões de alto-nível (Form, List, TextBox etc.).

Apime: http://www.java4ever.com/index.php?section=j2me&project=apime&menu=main&lang=_en

Aprime é um framework para oferecer maiores funcionalidades ao Java ME/MIDP. O núcle é a interface do usuário, com componentes básicos de forma a possibilitar a construção de aplicações no estilo de interfaces J2SE Swing.

Além disso, são incluídas classes para gerenciamento de arquivos e customização (skins, internacionalização, opções de teclado para diferentes línguas e dispositivos, ...)


Fire (Flexible Interface Rendering Engine) http://sourceforge.net/projects/fire-j2me/

O conjunto básico de componentes do Fire oferece todos as funcionalidades dos componentes gráficos clássicos provido pelo MIDP 2 (Form, Item etc) e uma possibilidade muito maior de componentes gráficos, temas, animações, menus popups, e componentes de layouts.

J2ME Lightweight Visual Component Library (LwVCL): http://www.lwvcl.com/j2me.php

LwVCL já suportado tanto em Java (J2SE/Java ME Personal Profile) e na plataforma .NET. Agora está disponível uma versão para MIDP deste framework.

J2MEPolish: http://www.enough.de/products/j2me-polish/

J2MEPolish possui um toolkit LUSH para customização da interface gráfica da sua MIDlet sem alterar o código fonte da aplicação. O design com animações e efeitos são especificados em arquivos CSS externos, muito similar ao padrão Web. Há também uma ferramenta, no estilo WYSIWIG, para criação da interface. Disponível tanto sobre licensa GNU GPL quanto licensas comerciais.

J4ME: http://code.google.com/p/j4me/

J4ME é uma API opensource que facilita a construições de aplicaçoes Java ME. Ele soluciona muitas das limitações de Java ME, incluindo: UI, Logging, GPS e um conjunto de métodos deixados de fora do Java ME.

jMobileCore: http://jmobilecore.sourceforge.net/

A API jMobileCore é um poderosa ferramenta para criação de aplicações Java ME. jMobileCore dá suporte ao desenvolvimento de interfaces compactas e ricas, fácil acesso a dados e comunicaçõ confiável. Deste modo, simplifica a criação de aplicações MIDlet multithreading.

Kuix: http://www.kalmeo.org/projects/kuix

Kuix (Kalmeo User Interface eXtensions) provê a maioria dos componentes gráficos (botões, caixas de texto, listas, menus, abas, etc) necessárias para criar interfaces de usuários avançadas utilizando uma abordagem baseada em XML/CSS para descrição da interface do usuário e das ações do usuário na aplicação. Kuix é um projeto aberto coberto pela licensa não-comercial EULA.

lwuit (Lightweight UI Toolkit for Java ME) http://lwuit.java.net/

A Lightweight UI Toolkit torna fácil a criação de interfaces gráficas que terão aparência e comportamento semelhantes em todos os dispositivos usando um paradigma de programação semelhante ao Swing. Os principais recursos incluem: Layouts, Temas e PLAF, Fontes, Touch Screen, Animações e transições, Widgets, Integração 3D, Painters, Ferramentas externas e suporte a I18N/L10N. É possível utilizar este toolkit no CLDC1.1 MIDP2.0/CDC PBP/SE.


MWT (Micro Window Toolkit) http://j2me-mwt.sourceforge.net/

Inspirado em AWT, Swing, e SWT, MWT apresenta um framework para construição de interfaces gráficas otimizados para dispositivos de recursos limitados.

Nextel: http://nextel.sourceforge.net/

O toolkit Nextel's Open Source contem API para criação de interface de usuário e desenvolvimento utilizando RMS no desenvolvimento para J2ME handsets.

O toolkit a seguir, OWL (Open Windowing Toolkit), faz uso de um modelo de container/componente e prove interfaces para permitir desenvoledores criarem suas próprias interfaces. Este tollkit é projetado especificamente para dispositivos MIDP com pequenas telas. Ele é construído no topo das classes Canvas.

OpenBaseMovil: http://www.openbasemovil.org/about/

Em adição a engine de banco de dados e scripts, OpenBaseMovil contem uma linguagem declarativa da visão. Com um arquivo XXML você pode gerar todas as suas interfaces.

Synclast: http://sourceforge.net/projects/synclast/

A API Synclast UI é um tollkit extensível para criação de interfaces do usuário bem customizadas em dispositovos MIDP de uma maneira intuitiva e eficiente.

Thinlet: http://thinlet.sourceforge.net/home.html


Thinlet é um toolkit para interface gráfica, uma simples classe Java, efetua o parser das hierarquia e propriedades da GUI, faz tratamento das interações do usuário e chamada a lógica de negócio. Separa a lógica de negócio (escrito como código Java) da apresentação (descrito em um arquivo XML) toolkit, a single Java class, parses the hierarchy and properties of the GUI, handles user interaction, and calls business logic.


References

Evaluation of a number of UI frameworks by Andreas Bossard and Open Source UI Libraries by Wendong Li.

This page was last modified on 16 August 2013, at 04:20.
81 page views in the last 30 days.
×