×
Namespaces

Variants
Actions
Revision as of 01:30, 24 January 2012 by lpvalente (Talk | contribs)

(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

Memória RAM

From Nokia Developer Wiki
Jump to: navigation, search
Article Metadata

Artigo
Criado por cabezonxdg em 18 May 2009
Última alteração feita por lpvalente em 24 Jan 2012

A memória RAM (Random access memory) é utilizada durante a execução dos programas para armazenar seu código, variáveis e estado. A principal característica deste tipo de memória é sua volatilidade, ou seja, as informações armazenadas são perdidas após o dispositivo ser desligado.

DRAM

O tipo mais comum de memória RAM utilizada pelos dispositivos móveis é a DRAM (Dynamic Ram) devido principalmente a seu baixo custo. No entanto elas necessitam que o sistema mantenha um fornecimento constante de energia para que as informações não sejam perdidas, gerando um consumo maior de bateria. Para amenizar este problema comumente é utilizada uma implementação da DRAM conhecida por Mobile SRAM (Synchronous DRAM) com características adicionais que reduzem o consumo de bateria.

Quantidade de memória nos dispositivos móveis

A quantidade de memória disponível varia de acordo com o tipo de dispositivo. Para modelos high-end estes valores podem chegar a 128MB. Porém após o boot do sistema este valor cai significantemente.

Memory Management Unit

Para o programador, o acesso as regiões livres na memória é facilitado pelo MMU (Memory Management Unit), um hardware dedicado a mapear endereços físicos da memória em endereços virtuais que podem ser utilizados pelos programas. Além de mapear os endereços, sua outra função é proteger regiões da memória do acesso de programas sem o privilégio específico. Este hardware está presente na maioria dos processadores mais modernos, incluindo os processadores da linha ARM (utilizado na maioria dos aparelhos móveis).

A MMU também é responsável pela implementação da Memória paginada, porém esta característica não é muito utilizada por dispositivos móveis, uma vez que sua memória secundária(Flash) não possui uma velocidade de escrita satisfatória. Entretanto, sistemas operacionais mais recentes como o Symbian OS 9.3já implementam este recurso.

This page was last modified on 24 January 2012, at 01:30.
56 page views in the last 30 days.
×