Namespaces

Variants
Actions

Please note that as of October 24, 2014, the Nokia Developer Wiki will no longer be accepting user contributions, including new entries, edits and comments, as we begin transitioning to our new home, in the Windows Phone Development Wiki. We plan to move over the majority of the existing entries over the next few weeks. Thanks for all your past and future contributions.

Revision as of 22:30, 23 January 2012 by lpvalente (Talk | contribs)

(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

Memória RAM

From Wiki
Jump to: navigation, search
Article Metadata

Artigo
Criado por cabezonxdg em 18 May 2009
Última alteração feita por lpvalente em 23 Jan 2012

A memória RAM (Random access memory) é utilizada durante a execução dos programas para armazenar seu código, variáveis e estado. A principal característica deste tipo de memória é sua volatilidade, ou seja, as informações armazenadas são perdidas após o dispositivo ser desligado.

DRAM

O tipo mais comum de memória RAM utilizada pelos dispositivos móveis é a DRAM (Dynamic Ram) devido principalmente a seu baixo custo. No entanto elas necessitam que o sistema mantenha um fornecimento constante de energia para que as informações não sejam perdidas, gerando um consumo maior de bateria. Para amenizar este problema comumente é utilizada uma implementação da DRAM conhecida por Mobile SRAM (Synchronous DRAM) com características adicionais que reduzem o consumo de bateria.

Quantidade de memória nos dispositivos móveis

A quantidade de memória disponível varia de acordo com o tipo de dispositivo. Para modelos high-end estes valores podem chegar a 128MB. Porém após o boot do sistema este valor cai significantemente.

Memory Management Unit

Para o programador, o acesso as regiões livres na memória é facilitado pelo MMU (Memory Management Unit), um hardware dedicado a mapear endereços físicos da memória em endereços virtuais que podem ser utilizados pelos programas. Além de mapear os endereços, sua outra função é proteger regiões da memória do acesso de programas sem o privilégio específico. Este hardware está presente na maioria dos processadores mais modernos, incluindo os processadores da linha ARM (utilizado na maioria dos aparelhos móveis).

A MMU também é responsável pela implementação da Memória paginada, porém esta característica não é muito utilizada por dispositivos móveis, uma vez que sua memória secundária(Flash) não possui uma velocidade de escrita satisfatória. Entretanto, sistemas operacionais mais recentes como o Symbian OS 9.3já implementam este recurso.

This page was last modified on 23 January 2012, at 22:30.
164 page views in the last 30 days.

Was this page helpful?

Your feedback about this content is important. Let us know what you think.

 

Thank you!

We appreciate your feedback.

×