×
Namespaces

Variants
Actions
Revision as of 07:40, 8 December 2011 by hamishwillee (Talk | contribs)

(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

Mobile Design Pattern: Prompt Contextual (Português)

From Nokia Developer Wiki
Jump to: navigation, search
Article Metadata

Artigo
Tradução:
Por maiconherverton
Última alteração feita por hamishwillee em 08 Dec 2011


Este padrão de projeto é parte da série Mobile Design Patterns.

Contents

Descrição

Uma visualização formal contendo um grupo de opções, ações ou informações diretamente relacionadas (e contextualizadas), para a visão, objeto, ou modo focalizado.

Vantagens

  • Pode ser usado para apresentar uma grande variedade de opções contextuais acionáveis.

Desvantagens

  • Pode suportar detectabilidade improdutiva.

Quando usar

  • Para fornecer opções de tarefas relacionadas com a atual.
  • Para grupo de opções e revelá-los para o usuário o mais rápido possível da interação.

Como usar

Vários tipos de menus contextuais são populares em dispositivos móveis:

a. Menu mapeado por teclas

Esses menus são mais frequentemente desencadeados, pressionando a tecla de menu esquerda e pode incluir (recomendado no máximo), dois níveis de opções. Estes menus sofrem de uma certa falta de visibilidade porém eles são tão comuns que isto está deixando de ser um problema.


19-softkey-mapped-popup.jpg

Nota: considere cuidadosamente o contexto de uso. Se a interface de usuário habilitar seleções múltiplas (tipicamente através de comandos Mark/Unmark) as opções contextuais devem ser adaptadas para exibir somente as ações que podem ser executadas em todos os itens marcados e/ou comentários devem ser fornecidos para explicar para o usuário, que algumas ações não serão executadas.


b. Menus contextuais em Pop-up

Esses menus são acionados através da seleção de um ícone na tela ou comandos. Dependendo do posicionamento dos comandos, os menus podem sofrer de baixa capacidade de visualização e impedem outras interações.

Manipulação direta: menus contextuais são frequentemente chamados selecionando um ícone ou, no caso da S60 5ª Edição, a execução de um longo toque em um item da lista.


20-long-tap.jpg

Figura: Um simples toque curto abre a exibição de detalhes do item, enquanto um longo toque chama um menu contextual.

Veja a Touch Utilities API, biblioteca para desenvolvedores C + + S60 5ª Edição , dentro do Fórum Nokia, para obter mais informações sobre os eventos de toque.

Manipulação indireta: Nesse contexto, a implementação do pop-up contextual é mais problemática que a seleção direta de um item da lista, uma vez que já se tem um comportamento esperado.


22-icon-based-popups.jpg

Figura: O ícone 'seta' indica que um clique do lado direito abrirá um menu contextual. Esta dica é necessária porque o comportamento típico é de clicar a tecla central para 'abrir' o item focalizado. Sem essa dica, o menu poderia nunca ser percebido.

c. Pop-ups contextuais temporários

Esses pop-ups são temporários. Eles imediatamente aparecem uma vez que um item é focalizado e desaparecem automaticamente quando o foco é removido. Por esta razão, eles não podem focalizar a si mesmo, portanto devem conter apenas informações contextuais.


23-temporary-contextual-popup.jpg

Figura: A. Este exemplo de uso de mapas abre uma pop-up contextual como o usuário sobre um ícone (via personalização do alvo da aplicação de mapeamento). Nos exemplos B e C, o pop-up é acionado assim que o item é focalizado.

d. Menus pop-up de Hardware mapeados

Alguns dispositivos incluem teclas específicas ou controle físico, que é exclusivamente projetado para acionar um menu pop-up contextual.


24-hardware-mapped-popup.jpg


Dicas de design

  • Uma vez aberto, o ideal que os menus contextuais tenham um foco primário. Não se deve interagir com os elementos visíveis por trás do menu, mesmo em um dispositivo de manipulação direta.
This page was last modified on 8 December 2011, at 07:40.
92 page views in the last 30 days.
×