×
Namespaces

Variants
Actions
Revision as of 08:24, 22 October 2013 by hamishwillee (Talk | contribs)

(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

O uso de memória ao utilizar imagens em aplicações JavaME

From Nokia Developer Wiki
Jump to: navigation, search
Article Metadata

Testado com
Aparelho(s): S60,Series 40 Todos

Compatibilidade
Artigo
Tradução:
Por thiagobrunoms
Última alteração feita por hamishwillee em 22 Oct 2013

Diversas pessoas lidam com problemas de "Out of Memória" quando executam suas MIDlets contendo uma variedade de imagens e/ou uma única imagem simples e grande


Most of the time (even the big Images) the file-size of the Images wouldn't necessarily be expected to be a problem within the application Memory Usage. This is because people assume that a 7 kilobyte Image which is a 240x320 pixels plain white Image shouldn't create any memory problem, after all it's just 7 kilobyte, right ? Well, unfortunately, this is a wrong assumption !

A maior parte do tempo (até mesmo as grandes imagens) o tamanho do arquivo das imagens não deveriam ser necessariamente um problema no uso da memória de aplicativo. Isso ocorre porque as pessoas assumem que uma imagem de 7 kilobytes, que é uma imagem "240x320 pixels Plain White" não deverá criar qualquer problema de memória, afinal de contas ele é apenas 7 kilobytes, certo? Bem, infelizmente, este é um pressuposto errado!



Internamente, o novo sistema vai criar um mapeamento de imagem bitmap para ser realmente capaz de exibí-lo. Isto significa que a referida imagem 240x320 pixels serão, dependendo da profundidade de bits de cor (representado por color depth) telas:

width * height * (color depth/8)

Let's say we got a 16 bit screen and a 320 x 240 pixels Image, this will result in : Vamos dizer que temos uma tela de 16 bits e uma imagem de dimensões 320 x 240 pixels. Isto irá resultar em:

320 * 240 * 2 = 153600 bytes ! Exatamente 150 Kilobytes, que é muito mais do que os 7 Kilobytes do arquivo da imagem original!


Portanto, agora que você, como desenvolvedor, já sabe o significado do tamanho e do uso de memória de uma imagem, você está mais ciente de como usar imagens e saber os impactos que elas podem trazer no que tange o uso de memória na sua aplicação!

This page was last modified on 22 October 2013, at 08:24.
61 page views in the last 30 days.
×