×
Namespaces

Variants
Actions
Revision as of 13:55, 31 July 2013 by hamishwillee (Talk | contribs)

Otimização de Imagens para JavaME

From Nokia Developer Wiki
Jump to: navigation, search
Article Metadata

Artigo
Tradução:
Por thiagobrunoms
Última alteração feita por hamishwillee em 31 Jul 2013

Considerando que o processo de otimização de tamanho é um processo importante durante a criação de aplicações Java ME, temos que tomar cuidados especiais para otimizar as imagens antes de serem utilizadas na aplicação.

A seguir estão algumas dicas sobre como otimizar imagens (especialmente) "PNG" (já que elas são usadas principalmente por causa do suporte à transparência e tamanho pequeno).


  1. Quando as imagens são criadas usando editores de imagem como Photoshop, então cuidados especiais devem ser tomados para que as imagens sejam armazenadas com um tamanho mínimo. Por exemplo, antes de salvar as imagens, as cores não desejadas devem ser removidas. Se o seu jogo / aplicativo requer transparência, então as imagens devem ser salvas em formato 32-bit. Se isso não é necessário você pode criar imagens no formato 8-bit ou 24-bit , que vai certamente reduzir o tamanho da imagem. Antes de fazer isso você tem que certificar-se se a imagem parece boa, e os detalhes não sejam perdidos.
  2. Depois que as imagens são criadas usando editores de imagens, você pode utilizar aplicativos de terceiros para otimizador suas imagens. A seguir, estão algumas dicas:
    1. pngcrush: pngcrush é um otimizador para imagens PNG (Portable Network Graphics). Ele pode ser executado a partir de uma linha de comando em uma janela do MSDOS, ou a partir de um comando UNIX ou LINUX. Seu principal objetivo é reduzir o tamanho da Datastream IDAT PNG, tentando diferentes métodos de níveis de compressão de um filtro PNG. Também pode ser usado para remover partes indesejadas auxiliares, ou para adicionar alguns pedaços incluindo gAMA, tRNS, iCCP e pedaços de texto.
    2. optipng: Advanced PNG Optimizer (): optipng é um otimizador de PNG que comprime arquivos de imagem para um tamanho menor sem perder nenhuma informação. Este programa também converte formatos externos (BMP, GIF, PNM e TIFF) para imagens PNG otimizadas, e realiza verificações de integridade e correções. É baseado em pngcrush.
    3. Pngout: PNGOUT é uma ferramenta que pode otimizar arquivos PNG criados por outros programas. Ele pode ser executado a partir da caixa de diálogo ou executar o prompt de comando no Windows. PNGOUT pode produzir arquivos ainda menores do que pngcrush -brute ou optipng -o7. PNGOUT Tutorial
  3. Em caso de jogos, que você pode estar usando um número grande de imagens, se possível você pode tentar combinar uma série de imagens e formá-la em uma. A vantagem de usar isso é que se as imagens estão presentes individualmente, cada imagem terá um cabeçalho e também alguns outros detalhes que aumentam o tamanho do arquivo jar. Se as imagens são combinadas, então todas juntas, elas terão um único cabeçalho e detalhes.
  4. Você também pode tentar, a preservação das imagens depois de remover os cabeçalhos. Agora, as imagens estarão em byte. Isto vai certamente reduzir o tamanho do aplicativo.
57 page views in the last 30 days.
×