×
Namespaces

Variants
Actions
Revision as of 13:53, 31 July 2013 by hamishwillee (Talk | contribs)

(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

Portando aplicações Android (Java) para JavaME em dispositivos S60 5th Edition

From Nokia Developer Wiki
Jump to: navigation, search
Article Metadata

Compatibilidade
Plataforma(s):
S60 5th Edition

Artigo
Tradução:
Última alteração feita por hamishwillee em 31 Jul 2013

Contents

Introdução

Android é uma plataforma de software para dispositivos móveis que inclui o sistema operacional, middleware e algumas aplicações chaves. O ambiente de desenvolvimento (SDK) da plataforma Android provê as ferramentas e APIs necessárias para iniciar o desenvolvimento de aplicações na plataforma Android usando a linguagem de programação Java. Este artigo tem por auxiliar o processo de portar uma aplicação desenvolvida para Android para Java ME S60 5th Edition.

Phoneimage.jpg


Nokia.jpg

Desenvolvimento da Aplicação

Android possui uma máquina virtual chamada Dalvik[1] e uma API própria semelhante a Java mas totalmente implementada pela Google e pela Open Handset Allinance[2]. Sendo assim, objetiva-se mostrar como efetuar o port dessas API para as JSRs desenvolvidas pela Sun microsystems para Java ME.


Plataforma Java

Android executa a versão 1.5 do java. Nesta versão há suporte para diferentes funcionalidades, maioria das quais também é suportadas nos dispositivos S60 5ª Edição.


Estilo de Codificação

Geralmente uma aplicação Android possui muitos arquivos XML responsáveis por vários tipos de configuração. Tal característica é incomum nas aplicações Java Me. Em uma aplicação Android, no desenvolvimento da interface do usuário, arquivos XML são utilizados para fazer a ligação entre a lógica da aplicação e os componentes gráficos. Por outro lado, em uma aplicação Java ME a referência aos componentes são realizados, em geral, diretamente código-fonte.

Hierarquia de Pacotes

Os detalhes sobre as classes da plataforma Android e da API da Java ME podem ser obtidos na documentação referente a ambas plataformas ([3] e [4] respectivamente). Geralmente ambas APIs possuem bastante semelhanças no modo como a lógica de negócio é desenvolvida, deste modo portar o código de uma plataforma para outra torna-se muito mais acessível.

Semelhanças e diferenças na API

A API de Java para Android possui os seguintes pacotes.

Supported.jpg

De maneira semelhante a Java ME alguns recursos não são incluídos da API de Java para Android, visto que são considerados as limitações de processamento dos dispositivos. Tais pacotes são apresentados abaixo.

Not Supprted.jpg

Instaladores

Nokia - Jad, Jar

Android - .apk(using Ant[5])

Assinando aplicações

Suporte Nokia: VeriSign, thawte, Java Verifed Certificate etc

Suporte Android: por chave privada ( ferramentas como Keytool and Jarsigner)


Ferramentas

Permissão de acesso aos Recursos

Na plataforma Android, o desenvolvedor precisa configurar um conjuntos de arquivos manifest no projeto de forma a possibilitar o acesso do usuário a alguns recursos restritos do dispositivos. Numa aplicação Java ME, por outro lado, tal acesso é garantido de duas formas, ou a partir da assinatura da aplicação ou, durante a execução, a aplicação irá solicitar acesso aos recursos diretamente ao usuário, que poderá permitir ou não sua execução.

Armazenamento de dados no dispositivo

Java ME : RMS

Android : banco de dados SQLite[6].

Este artigo é uma tradução do artigo em inglês Porting Android (Java) applications to Java ME on S60 5th Edition.

This page was last modified on 31 July 2013, at 13:53.
110 page views in the last 30 days.
×